VOLTAR
  • Política

No ABCD, Eduardo Leite diz que 3ª via não pode ser polo de radicalização

Candidato na prévia do PSDB contra Doria e Arthur Virgílio, governador do Rio Grande do Sul foi recebido por lideranças em Santo André 

  • Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi recebido por lideranças em Santo André.
    Foto: Divulgação 
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/10/2021
  • Compartilhar:

Candidato na prévia do PSDB contra Doria e Arthur Virgílio, governador do Rio Grande do Sul foi recebido por lideranças em Santo André

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi recebido por lideranças em Santo André. Foto: Divulgação

Concorrente na disputa interna do PSDB que definirá em 21 de novembro o candidato tucano na corrida pelo Planalto nas eleições de 2022, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, esteve em campanha neste domingo (17/10), em Santo André, onde se encontrou com lideranças do partido na Região.

Durante sua fala, Eduardo Leite disse respeitar seus adversários na disputa – João Doria e Arthur Virgílio – , mas acredita que seu nome é o que representa o que “o país precisa nesse momento”, sem “ódio e radicalização”. O governador afirmou ainda que o momento é de pacificar o Brasil.

O governador disse que têm conseguido apoio de muitas lideranças no Estado de São Paulo, onde está seu principal adversário, o governador João Doria conta com a maioria dos diretórios. “Vamos vencer as prévias e iniciar a construção de uma alternativa de um centro democrático”.

Apesar de Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) serem os líderes em todas as pesquisas eleitorais, o tucano acredita que uma terceira via vai surpreender e chegar ao segundo turno. Para ele, boa parte da população está cansada de “ódio” e ataques. Para ele, o País “não precisa de mito e salvador da pátria”, mas sim de  alguém que tenha um “projeto político coletivo”.

“Estou no PSDB há 20 anos e temos maturidade no processo político que antes de tudo nossos adversários sequer são Lula e Bolsonaro, são os problemas que o Brasil tem, como inflação, desemprego, saúde em função da pandemia. Minha parte nesse jogo será na bola, sem ofensas e ataques pessoais, porque o PSDB precisa sair e sairá unido desse processo de prévias”, afirmou durante entrevista coletiva.

Ao ser indagado se é possível reverter o apoio que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu a João Doria, o governador disse entender que há uma proximidade dos dois políticos. “O ex-presidente Fernando Henrique sempre me dirigiu palavras de estímulo, me impulsiona na campanha, apesar de declarar apoio a João Doria, mas cada vez mais ele vê a onda do partido. Talvez Fernando Henrique vote no governador Doria nas prévias, mas vote em nós para presidente”, disse Eduardo Leite.

Ao ser indagado se apoiará João Doria caso o tucano vença as prévias, o governador disse que sim. O prefeito Paulo Serra também respondeu a mesma coisa quando questionado.

“A gente vai respeitar a decisão a partido”, afirmou o chefe do Executivo de Santo André ao acrescentar que espera que o município não receba  represália por não apoiar o governador de São Paulo na prévias .

Até agora declararam apoio a Doria os diretórios do PSDB de São Bernardo e de São Caetano. Em, em Ribeirão Pires, o partido está dividido, enquanto em Diadema e Mauá não há definição. No encontro com Eduardo Leite, estiveram o vereador Eugenio Rufino, de Mauá, e o ex-vereador Voltarelli, de São Caetano.

Os vereadores tucanos de Santo André também foram ao local, com exceção do professor Minhoca. O presidente da Câmara, Pedrinho Botaro, e Evilásio Santana, o Bahia, discursaram em nome dos demais. Inclusive, Bahia aproveitou a presença no palco e deu uma máscara de presente para Eduardo Leite que foi confeccionada pelo Fundo Social, liderado por Ana Carolina, esposa de Paulo Serra. Bahia falou abertamente sobre a candidatura a primeira dama para deputada estadual.

“Hoje, ninguém no partido tem a capacidade de unir o PSDB e o País como o Eduardo Leite”, disse Paulo Serra.

Vídeos

Durante o evento, também foram veiculados vídeos ressaltando a questão de muitos brasileiros não querem mais “nem direita e nem esquerda”, mas sim uma candidatura agregadora e que represente harmonia.

Para finalizar o encontro com as lideranças, Eduardo Leite tocou pandeiro e tirou fotos com apoiadores.

governador eduardo leite toca pandeiro

Para finalizar o encontro com as lideranças, Eduardo Leite tocou pandeiro. Foto: Divulgação