VOLTAR
  • Cidades

Em São Caetano, IBGE inicia teste do Censo 2022 no bairro Prosperidade

São Caetano é a única cidade do Estado de São Paulo a realizar esse teste do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

  • ABCD tem 2.746 vagas temporárias de agentes e recenseadores para Censo 2022.
    Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 04/11/2021
  • Compartilhar:

São Caetano é a única cidade do Estado de São Paulo a realizar esse teste do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Em São Caetano, IBGE inicia teste do Censo 2022 no bairro Prosperidade. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou testes censitários em todo o país e, no Estado de São Paulo, escolheu o município de São Caetano para realizar a operação.  O pontapé inicial ocorreu na manhã desta quinta-feira (04/11), no Bairro Prosperidade.

Antes de as equipes irem para as ruas houve um evento de lançamento no auditório do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação), onde participaram o prefeito Tite Campanella, além de vereadores, secretários e representantes do IBGE.

O prefeito Tite Campanella ressaltou a importância do censo e falou que se os dados estivessem atualizados o município teria recebido mais vacina contra a covid-19. “Preciso de dados de pesquisa para planejar áreas como Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança Pública. Se eu tivesse dados censitários atualizados, eu poderia ter vacinado mais rapidamente a população. Por diversas vezes, recebemos menos vacinas do que precisávamos, com base em números do censo realizado há 10 anos”, exemplificou Tite.

“O censo é uma importante ferramenta de planejamento para os municípios. Nos sentimos privilegiados pela escolha de nossa cidade para o teste”, confirmou a secretária de Governo, Silvia de Campos, que coordena a articulação de diversos setores da Prefeitura envolvidos na operação.

Além da cessão de espaço no Atende Fácil Express para a instalação de um posto temporário do IBGE, no Bairro Prosperidade, a Prefeitura dá apoio tecnológico por meio da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI). E, para garantir a segurança dos moradores, a GCM (Guarda Civil Municipal) acompanhará a operação no bairro.

A partir desta tarde os recenseadores do IBGE já foram para o Bairro Prosperidade e  entrevistando os moradores, entre eles o casal Regiane Beraldo Colin, de 55 anos, e autônoma, e Eduardo José Colin, de 58 anos , motorista de transporte escolar. “O teste do IBGE é importante porque a cidade poderá melhorar suas políticas públicas por meio dos dados que serão levantados”, afirmou Regiane.

Casal avia que dados podem ajudar a traçar novas políticas públicas para a cidade. Foto: Gislayne Jacinto

O aposentado Virgílio Alves, de 79, também gostou da iniciativa e ressaltou a importância das atualizações dos dados.

A ação segue até o dia 10 de dezembro e, durante este período, serão avaliados os sistemas de coleta de informação, equipamentos, abordagem ao informante e protocolos de prevenção à covid-19 que serão utilizados no Censo 2022. Os dados obtidos no teste serão aproveitados para o Censo 2022.

 Parceria

“O censo é do Brasil, não é do IBGE. Precisamos fazer esse trabalho juntos, pois sem o apoio de prefeitos e secretários municipais não conseguimos fazer um censo de qualidade”, disse o diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, agradecendo o apoio dado pela Prefeitura de São Caetano.

Francisco Garrido Barcia, chefe da Unidade Estadual do IBGE, em São Paulo, também destacou a importância dessa parceria entre o Instituto e o município e convidou secretários e vereadores presentes a participarem das reuniões de organização do censo.

Um agradecimento especial foi dirigido a Silvio Minciotti, uma das autoridades de São Caetano a prestigiar o lançamento do Teste do Censo 2022. Atual professor e ex-reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Minciotti presidiu o IBGE entre os anos de 1993 e 1994.

Lançamento dos testes do Censo 2022 ocorreu no auditório do Cecape, onde participaram o prefeito Tite Campanella, além de vereadores, secretários e representantes do IBGE. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira