Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Em São Caetano, IBGE inicia teste do Censo 2022 no bairro Prosperidade

São Caetano é a única cidade do Estado de São Paulo a realizar esse teste do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Última atualização: 01/12/2021 17:27
Por Gislayne Jacinto
Publicado 01/12/2021
Compartilhar

São Caetano é a única cidade do Estado de São Paulo a realizar esse teste do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Em São Caetano, IBGE inicia teste do Censo 2022 no bairro Prosperidade. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou testes censitários em todo o país e, no Estado de São Paulo, escolheu o município de São Caetano para realizar a operação.  O pontapé inicial ocorreu na manhã desta quinta-feira (04/11), no Bairro Prosperidade.

Antes de as equipes irem para as ruas houve um evento de lançamento no auditório do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação), onde participaram o prefeito Tite Campanella, além de vereadores, secretários e representantes do IBGE.

O prefeito Tite Campanella ressaltou a importância do censo e falou que se os dados estivessem atualizados o município teria recebido mais vacina contra a covid-19. “Preciso de dados de pesquisa para planejar áreas como Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança Pública. Se eu tivesse dados censitários atualizados, eu poderia ter vacinado mais rapidamente a população. Por diversas vezes, recebemos menos vacinas do que precisávamos, com base em números do censo realizado há 10 anos”, exemplificou Tite.

“O censo é uma importante ferramenta de planejamento para os municípios. Nos sentimos privilegiados pela escolha de nossa cidade para o teste”, confirmou a secretária de Governo, Silvia de Campos, que coordena a articulação de diversos setores da Prefeitura envolvidos na operação.

Além da cessão de espaço no Atende Fácil Express para a instalação de um posto temporário do IBGE, no Bairro Prosperidade, a Prefeitura dá apoio tecnológico por meio da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI). E, para garantir a segurança dos moradores, a GCM (Guarda Civil Municipal) acompanhará a operação no bairro.

A partir desta tarde os recenseadores do IBGE já foram para o Bairro Prosperidade e  entrevistando os moradores, entre eles o casal Regiane Beraldo Colin, de 55 anos, e autônoma, e Eduardo José Colin, de 58 anos , motorista de transporte escolar. “O teste do IBGE é importante porque a cidade poderá melhorar suas políticas públicas por meio dos dados que serão levantados”, afirmou Regiane.

Casal avia que dados podem ajudar a traçar novas políticas públicas para a cidade. Foto: Gislayne Jacinto

O aposentado Virgílio Alves, de 79, também gostou da iniciativa e ressaltou a importância das atualizações dos dados.

A ação segue até o dia 10 de dezembro e, durante este período, serão avaliados os sistemas de coleta de informação, equipamentos, abordagem ao informante e protocolos de prevenção à covid-19 que serão utilizados no Censo 2022. Os dados obtidos no teste serão aproveitados para o Censo 2022.

 Parceria

“O censo é do Brasil, não é do IBGE. Precisamos fazer esse trabalho juntos, pois sem o apoio de prefeitos e secretários municipais não conseguimos fazer um censo de qualidade”, disse o diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, agradecendo o apoio dado pela Prefeitura de São Caetano.

Francisco Garrido Barcia, chefe da Unidade Estadual do IBGE, em São Paulo, também destacou a importância dessa parceria entre o Instituto e o município e convidou secretários e vereadores presentes a participarem das reuniões de organização do censo.

Um agradecimento especial foi dirigido a Silvio Minciotti, uma das autoridades de São Caetano a prestigiar o lançamento do Teste do Censo 2022. Atual professor e ex-reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Minciotti presidiu o IBGE entre os anos de 1993 e 1994.

Lançamento dos testes do Censo 2022 ocorreu no auditório do Cecape, onde participaram o prefeito Tite Campanella, além de vereadores, secretários e representantes do IBGE. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira
Tags:censo 2022IBGEmoradoressão caetanotestes

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior uso de máscara em local aberto Prefeitos do ABCD definem na 2ª fim do uso de máscara em local aberto
Próximo artigo operação grande abc da PM Operação no ABCD prende 55 e recupera 24 veículos durante o feriado

Últimas notícias

postos de pedágios
Pedágios aumentam dia 1º de julho e sistema Anchieta-Imigrantes passa a cobrar R$ 38,70
24/06/2025
Publicitária Juliana Marins, de 26 anos, aparece exausta, mas sorridente, em gravação feita pouco antes de cair em trilha no Monte Rinjani
Vídeo mostra últimos momentos de brasileira que perdeu a vida em trilha na Indonésia
24/06/2025
Juliana Marins
Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha de vulcão na Indonésia, é encontrada sem vida
24/06/2025
Homem é localizado desorientado em Ribeirão Pires e busca por família em SBC intensifica. Foto: Diário de Ribeirão Pires
Homem é localizado desorientado em Ribeirão Pires e busca por família em SBC intensifica
24/06/2025
São Caetano inicia Cadastro da Pessoa com Deficiência para promover políticas públicas
São Caetano inicia Cadastro da Pessoa com Deficiência para promover políticas públicas
24/06/2025

Recomendadas

Tarcísio de Freitas sanciona lei que dá autonomia a municípios para proibir mototáxis
São PauloCidades

Tarcísio de Freitas sanciona lei que dá autonomia a municípios para proibir mototáxis

24/06/2025
Iniciativa contra a dengue contempla a instalação de mais de 1,2 mil armadilhas inteligentes em bairros estratégicos da cidade
Santo AndréCidades

Santo André adota tecnologia inovadora para combater o mosquito da dengue

24/06/2025
Aos 115 anos, seu Janguinha é o homem mais idoso de São Bernardo
São BernardoCidades

Aos 115 anos, seu Janguinha é o homem mais idoso de São Bernardo

24/06/2025
Operação Dorme Bem SBC registra 202 ocorrências contra perturbação do sossego
São BernardoCidades

Operação Dorme Bem SBC registra 202 ocorrências contra perturbação do sossego

24/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?