Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Covid-19: medo de contágio e perda de convívio podem gerar ansiedade

Ansiedade social é desafio na volta às atividades com melhora nos índices da doença no País

Última atualização: 13/10/2021 22:33
Por Gislayne Jacinto
Publicado 13/10/2021
Compartilhar

Ansiedade social é desafio na volta às atividades com melhora nos índices da doença no País

Idosa no Parque do Ibirapuera após a flexibilização do isolamento social durante a pandemia de covid-19
Medo de contágio do coronavírus e perda de convívio podem gerar ansiedade. Foto: Agência Brasil

Após longos períodos de isolamento por causa da covid-19, o retorno às atividades presenciais já é uma realidade para muitos trabalhadores que ficaram em casa na época mais crítica da pandemia. Com a retomada, no entanto, algumas pessoas têm manifestado o que se conhece como ansiedade social. O medo de contágio e a perda da habilidade de convívio são aspectos que podem explicar, neste momento, essa questão de saúde mental. O Dia Mundial da Saúde Mental, que ocorre neste domingo (10/10), marca a importância de ter um olhar atento e sem estigmas para o assunto.

“A apreensão, o desconforto, aquela sensação de evitação, é muito comum para quem está retornando. [É preocupante] quando essa ansiedade passa a ser muito intensa, a ponto de gerar reações físicas muito desagradáveis, muito intensas, que não passam a partir do primeiro contato”, explica Flávia Dalpicolo, professora do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).

Flávia, que é também psicóloga, explica que os sintomas são similares aos da ansiedade por razões diversas, como apreensão, alteração no padrão de respiração e elevação da frequência cardíaca. “Só que [está] direcionada às situações que envolvem contextos sociais, ou situações envolvendo contextos de avaliação de exposição, ou ainda as situações que envolvem um volume maior de pessoas, ou mesmo qualquer situação, mesmo que seja um contato mais íntimo, mas que exista a possibilidade de uma avaliação [externa].”

A professora acrescenta que a ansiedade social costuma ser mais frequente em pessoas que já vivenciaram situações na história de vida em que foi exposta ou ridicularizada, como casos de bullying, ou que têm habilidades sociais deficitárias, como timidez ou introversão.

“Agora, por conta da pandemia, com o retorno das atividades presenciais, os contextos sociais ficaram muito marcados como perigosos, aversivos. Tem sido bastante frequente que pessoas que nunca vivenciaram sentimentos de ansiedade diante de encontros sociais ou de um volume maior de pessoas se sentirem ameaçadas. Sentirem que ali pode ser uma situação de potencial risco, e aí, a partir disso, desencadeiam-se reações de ansiedade”, afirma.

Retomada das aulas

A professora Sílvia Almeida, de 56 anos, conseguiu cumprir a maior parte das atividades remotas com seus alunos na pandemia. Em poucos momentos, precisou estar presencialmente na escola, desde o início das restrições por causa do novo coronavírus. Nesse período, ela conciliou as aulas de educação física  na tela do computador com os cuidados com a mãe e o tio, já idosos.

Com o retorno das aulas, no entanto, sem entender ao certo o que se passava, Sílvia encarou um processo rápido de adoecimento: tontura, taquicardia, fraqueza, dores musculares e crises agudas de fibromialgia. A filha percebeu a necessidade de uma ajuda psiquiátrica e, após 20 dias de medicação antidepressiva e de psicoterapia, a professora começou a melhorar.

“Em alguns casos em que os sintomas estão muito intensos, a gente precisa da avaliação psiquiátrica somada à psicoterapia justamente para diminuir a presença desses sintomas”, explica Flávia Dalpicolo. A psicóloga acrescenta que, em casos não patológicos, a orientação é a exposição gradual. “A gente não precisa enfrentar tudo de uma vez, pode ser gradualmente, mas a exposição, o enfrentamento desses contextos, é o que nos permite desenvolver repertório, habilidade, para lidar com esse novo normal.” (Da Agência Brasil)

 

Tags:ansiedadecontágiocoronavíruscovid-19isolamento socialpandemia

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior supermercado conquista em são bernardo PM mata idosa e fere outras 3 pessoas da mesma família em S.Bernardo
Próximo artigo tadeu schmidt no programa fantástivo Agora é oficial: Tadeu Schmidt é o novo apresentador do BBB

Últimas notícias

São Caetano será a primeira cidade da Região Metropolitana a adotar BO eletrônico para GCM
São Caetano será a primeira cidade da Região Metropolitana a adotar BO eletrônico para GCM
09/06/2025
Mauá tem mais de 1.000 vagas disponíveis para cursos de qualificação profissional
Mauá tem mais de 1.000 vagas disponíveis para cursos de qualificação profissional
09/06/2025
São Bernardo registra chuva de granizo nesta segunda-feira
São Bernardo registra chuva de granizo nesta segunda-feira
09/06/2025
Veículos 100% elétricos com acessibilidade foram apresentados à gestão municipal na última sexta-feira
Prefeitura de Ribeirão Pires busca novas tecnologias para o transporte público adaptado
09/06/2025
Ribeirão Pires celebra lançamento da pedra fundamental de duas igrejas
Ribeirão Pires celebra lançamento da pedra fundamental de duas igrejas
09/06/2025

Recomendadas

Prefeitura de São Bernardo inicia recapeamento de 14 ruas no Assunção e Jd. Lavínia
São BernardoCidades

Prefeitura de São Bernardo inicia recapeamento de 14 ruas no Assunção e Jd. Lavínia

08/06/2025
Prefeito Taka desativa radar de multas em Diadema
DiademaCidades

Prefeito Taka desativa radar de multas em Diadema

09/06/2025
Prefeitura de Diadema demole bares irregulares que abasteciam pancadões no Pombal
DiademaCidadesDestaque 1

Prefeitura de Diadema demole bares irregulares que abasteciam pancadões no Pombal

08/06/2025
Em Santo André, Gilvan entrega de matrículas do Conjunto Habitacional Prestes Maia
Santo AndréCidades

Em Santo André, Gilvan entrega de matrículas do Conjunto Habitacional Prestes Maia

08/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?