Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Caetano

São Caetano será a primeira cidade da Região Metropolitana a adotar BO eletrônico para GCM

Iniciativa integra pacote de inovações tecnológicas que a administração tem adotado para combater a criminalidade e trazer mais segurança

Última atualização: 09/06/2025 23:11
Por Gislayne Jacinto
Publicado 09/06/2025
Compartilhar
São Caetano será a primeira cidade da Região Metropolitana a adotar BO eletrônico para GCM
São Caetano será a primeira cidade da Região Metropolitana a adotar BO eletrônico para GCM. Foto: Divulgação

 

São Caetano do Sul, em uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança, será a primeira cidade da Região Metropolitana a adotar o BO (Boletim de Ocorrência) eletrônico para a GCM (Guarda Civil Municipal). A iniciativa integra pacote de inovações tecnológicas que a administração tem adotado para combater a criminalidade e trazer segurança aos moradores.

Em fase final de testes, a medida deve entrar em vigor nos próximos dias e vai permitir que os guardas civis municipais consigam, no ato da ocorrência, registrar o BO pelo celular ou pelos tablets disponibilizados à corporação. Desta forma, há agilidade nos trâmites burocráticos e até a possibilidade de identificar, pelo número do CPF inserido no sistema, se o indivíduo abordado possui alguma pendência com a Justiça.

“Em milésimos de segundo, o GCM terá informações essenciais para o momento da abordagem. A tecnologia é aliada de uma Guarda Civil Municipal preparada e capacitada como temos aqui para fazer de São Caetano uma das cidades com os menores indicadores criminais do Estado”, disse o secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva.

Na semana passada, a corporação recebeu 10 novos smartphones que já estão com a tecnologia de confecção do BO eletrônico. Os tablets que estão à disposição da GCM também contam com a ferramenta.

Iniciativa integra pacote de inovações tecnológicas que a administração de Tite Campanella tem adotado para aumentar a seguranç
Iniciativa integra pacote de inovações tecnológicas que a administração de Tite Campanella tem adotado para aumentar a segurança. Foto: Divulgação

Reconhecimento facial

Outra tecnologia que deve entrar em funcionamento nas próximas semanas é o reconhecimento facial dentro do programa Smart Sanca, que é a evolução do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). A cidade será a primeira do Grande ABC a contar com o sistema, que está em fase final de testes.

O Smart Sanca vai contar com câmeras estrategicamente posicionadas em lugares de grande circulação de pessoas e estará integrado com o Muralha Paulista, banco de dados do Governo de São Paulo. Assim, caso um indivíduo com pendências na Justiça ou que esteja desaparecido passe por São Caetano, um alerta será emitido na base do Smart Sanca. Na sequência, equipes da GCM serão destacadas para abordar o indivíduo.

 

Tags:bo eletrônicoboletim de ocorrênciaGCMsão caetanosegurança

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Mauá tem mais de 1.000 vagas disponíveis para cursos de qualificação profissional Mauá tem mais de 1.000 vagas disponíveis para cursos de qualificação profissional
Próximo artigo Operação Dorme Bem resulta em 4 mil pessoas dispersadas de bailes funks Operação Dorme Bem resulta em 4 mil pessoas dispersadas de bailes funks em SBC

Últimas notícias

Thaeme & Thiago
Arraial de Santo André espanta o frio com comidas típicas e música boa no Paço
14/06/2025
Comerciante é encontrado sem vida em Ribeirão Pires
Comerciante é encontrado sem vida em Ribeirão Pires
14/06/2025
Carro tomba em São Bernardo e deixa duas vítimas na av. João Firmino
Carro tomba em São Bernardo e deixa duas vítimas na av. João Firmino
13/06/2025
Com 82 anos de carreira, Demônios da Garoa faz show no Araiá do Paço de São Bernardo.
Com 82 anos de carreira, Demônios da Garoa faz show no Araiá do Paço de São Bernardo
14/06/2025
Shih Tzu é atacado por cão com traços de pitbull em São Bernardo
Shih Tzu é atacado por cão com traços de pitbull em São Bernardo
14/06/2025

Recomendadas

Corpo de rapaz encontrado na Represa Billings tinha sinais de tortura
Ribeirão PiresCidadesMauá

Corpo de rapaz encontrado na Represa Billings tinha sinais de tortura

13/06/2025
Liga Sancaetanense de Futsal vai ao interior e conquista importante vitória sobre o Botucatuense no Paulista Sub-20
São CaetanoEsporte

Liga Sancaetanense de Futsal conquista vitória sobre o Botucatuense no Paulista Sub-20

13/06/2025
Mutirão de raio-x irá zerar fila de 12 mil exames em São Bernardo
CidadesSão Bernardo

Mutirão de raio-x irá zerar fila de 12 mil exames em São Bernardo

13/06/2025
Hoje é dia de Santo Antônio, o Santo Casamenteiro, e igrejas realizam benção dos pães
Santo AndréCidadesDestaque 1Variedades

Hoje é dia de Santo Antônio, o Santo Casamenteiro, e igrejas realizam benção dos pães

13/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?