VOLTAR
  • Política

Com maioria no TSE, Guto Volpi garante mandato de prefeito em Ribeirão Pires

Ministros Ramon Tavares e Cármen Lúcia foram contrários a recurso que pedia cassação do atual Chefe do Executivo ribeirão-pirense

  • Com maioria no TSE, Guto Volpi garante mandato de prefeito em Ribeirão Pires.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/11/2023
  • Compartilhar:

Ministros Ramon Tavares e Cármen Lúcia foram contrários a recurso que pedia cassação do atual Chefe do Executivo ribeirão-pirense

Guto Volpi entrega drone

Com maioria no TSE, Guto Volpi garante mandato de prefeito em Ribeirão Pires. Foto: Divulgação

O prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), garantiu a maioria de votos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e sacramentou vitória no processo que questionava o resultado das urnas na eleição suplementar de 2022. Nesta quarta-feira (22/11), os ministros Ramon Tavares e Cármen Lúcia se posicionaram contrários ao recurso movido pelo diretório municipal do Podemos, que ingressou com a ação contra Volpi.

Na última sexta-feira (17/11), o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, acompanhou voto do relator do processo, o ministro Floriano de Azevedo Marques, em favor de Guto Volpi.

Com isso, dos sete ministros, quatro decidiram pela sequência do mandato do atual prefeito de Ribeirão Pires. Faltam os votos dos ministros Kassio Nunes Marques, Raul Araújo e a ministra substituta Maria Isabel Gallotti.

A ação movida pelo Podemos, e, até a segunda instância, pelo ex-vice-prefeito Gabriel Roncon, pedia a cassação de Guto por entender que ele, como filho do ex-prefeito Clovis Volpi, não poderia suceder o pai.