VOLTAR
  • Cidades
  • Diadema

Centro de Videomonitoramento inibe duas invasões em escolas de Diadema

Graças às câmeras escolares, a GCM age rápido e evita invasões, furtos e depredações; “botão de pânico” agiliza proteção de mulheres

  • Centro de Videomonitoramento vigia e protege escolas e ruas de Diadema.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 22/11/2023
  • Compartilhar:

Graças às câmeras escolares, a GCM age rápido e evita invasões, furtos e depredações; “botão de pânico” agiliza proteção de mulheres

Central de videomonitoramento

Centro de Videomonitoramento vigia e protege escolas e ruas de Diadema. Foto: Divulgação

Com quase um ano de trabalho, o Centro Integrado de Monitoramento da Prefeitura de Diadema tem contribuído para a segurança nas escolas municipais e ruas da cidade. Nesse período, imagens do serviço já contribuíram para esclarecimento de crimes e prisão de suspeitos, mas também serviram para inibir/prevenir ocorrências.

O investimento em Videomonitoramento também resultou em maior integração entre a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e a GCM (Guarda Civil Municipal) com o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar e a Polícia Civil. A parceria no compartilhamento das filmagens reforçou o enfrentamento à criminalidade.

Em um ano, a Central de Videomonitoramento liberou 31 filmagens à Polícia Civil. As mesmas serviram para esclarecimentos criminais de três homicídios, uma tentativa de homicídio, entre outros. A PM também requisitou duas filmagens das câmeras municipais.

Inaugurado em dezembro de 2022, o novo Centro de Monitoramento conta com 340 câmeras, sendo 150 nos totens de vigilância e 190 instaladas dentro e fora das escolas. A meta da Prefeitura é continuar investindo para aumentar a vigilância eletrônica do município, integrando outras câmeras privadas, futuramente.

De acordo com relatório da Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema, o Centro de Monitoramento registrou, entre os dias 8 e 13/11, alguns casos que demonstram a eficiência do sistema de câmeras e alarmes das escolas municipais e totens de vigilância no apoio à pronta intervenção da GCM (Guarda Civil Municipal). O balanço foi claramente positivo, já que nenhuma das ocorrências resultou em roubos, furtos ou danos às unidades escolares.

No dia 13, a Central de Videomonitoramento acionou equipes da GCM para atender duas ocorrências noturnas de invasão. O caso da Escola Municipal Mário Quintana, na Vila Nogueira, está relacionado ao uso da quadra ao lado da unidade. Quanto ao outro atendimento, o relatório apontou que o indivíduo adentrou o prédio público a procura de abrigo para passar a noite, sendo o mesmo devidamente orientado e liberado pelos Guardas Municipais.

Duas ocorrências envolveram a Escola Municipal Eva Maria dos Santos, no Campanário. Na madrugada do dia 8, câmeras flagraram um casal invadindo a unidade. Imediatamente, uma equipe da GCM se dirigiu ao local e conseguiu realizar a abordagem e constatou que se tratava de pessoas em situação de rua que foram então orientados e liberados. Já na noite seguinte, o Videomonitoramento avistou um indivíduo no interior da mesma escola municipal. Rapidamente, a GCM realizou uma varredura na escola e não localizou o invasor, mas confirmou que nada foi subtraído ou vandalizado naquela unidade escolar.

Durante o final de semana (sábado, dia 11), no começo da noite, as câmeras captaram quatro adolescentes nas dependências da EMEB Aurélio Buarque de Holanda, no bairro Casa Grande. A viatura GCM enviada ao local não encontrou os jovens e confirmou nenhuma outra anormalidade. Na noite do domingo (dia 12), as câmeras da Escola Municipal Inspetor Piró, no Jardim Inamar, mostraram uma garota e dois rapazes dentro da escola. Com a chegada da GCM, o grupo se evadiu pulando o portão do estacionamento. Nesse caso também não houve danos nem furtos de objetos.

Botão de pânico

Duas ocorrências envolveram mulheres que acionaram o “botão de pânico” dos totens. Por meio desses dispositivos de emergência, a vítima se comunica diretamente com a equipe de plantão do Centro Integrado de Videomonitoramento.

Um dos casos aconteceu em Eldorado (sábado, dia 11). A mulher que pediu socorro informou que havia sido vítima de agressão por parte do seu próprio companheiro. Imediatamente, uma viatura da GCM foi enviada ao local e constatou que o caso envolvia um casal em situação de rua e que o motivo da briga havia sido por consumo de droga. Quando orientada quanto à denúncia, a vítima disse que não tinha mais interesse em formalizar a queixa.

Em outra ocorrência (13/11), uma mulher disse ter sido agredida e por isso acionou o “botão de pânico” do totem em frente à Igreja Matriz de Diadema. Prontamente, uma viatura da GCM foi acionada para atender a vítima. No local, ela informou que o autor da agressão é seu namorado e que ambos estão em situação de rua. A equipe fez rondas pela região, mas não conseguiu localizar o agressor. A vítima foi então orientada com relação às medidas de proteção e optou por procurar a Delegacia da Mulher, posteriormente.

“Ressaltamos sempre que os pilares da política de segurança da Prefeitura são a integração, prevenção e inteligência, por isso investimos também na criação da Central Integrada de Monitoramento. Esse novo serviço atua com agilidade e eficiência para melhorar a sensação de segurança da cidade toda, especialmente nas nossas ruas e escolas, evitando as ocorrências criminais”, ressaltou o secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Mariano.