28 de setembro de 2021

Vila Lucinda, em Sto.André, ganha Policlínica com 25 mil atendimentos/mês

Mais visitadas

Equipamento realizará atendimento de segunda a sexta, das 7h às 17h

Vila Lucinda, em Sto.André, ganha Policlínica pra 25 mil atendimentos/mês. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

A Prefeitura de Santo André inaugurou nesta sexta-feira (09/07) a Policlínica Vila Lucinda. O equipamento, localizado na rua Caconde, realizará atendimento de segunda a sexta, das 7h às 17h, e é mais uma unidade entregue pelo programa Qualisaúde. A próxima inauguração será da Policlínica Paraíso.

O prefeito Paulo Serra acompanhou a entrega da Policlínica Vila Lucinda e falou sobre a importância do Qualisaúde durante o combate à pandemia de Covid-19.

“Foi uma escolha do município não deixar ninguém sem leito e atender toda a população que necessitou de cuidado, mesmo no momento mais difícil com 1.099 pessoas internadas simultaneamente com Covid-19. Santo André é uma cidade humanizada, humanitária e que tem a solidariedade presente na vida das pessoas. A entrega desta unidade representa esse compromisso com a qualidade na saúde e a garantia no atendimento da nossa gente”, pontuou o prefeito.

A Policlínica Vila Lucinda foi entregue dentro dos padrões do programa Qualisaúde e conta com totem de senha, sala de espera, dois pontos de atendimento na recepção, cinco consultórios, sendo um ginecológico com sanitário, um consultório odontológico, farmácia e uma brinquedoteca na área de pediatria, projetada pelo Fundo Social de Solidariedade de Santo André.

A unidade iniciará o atendimento a partir da próxima quarta-feira (15), pois é necessário fazer a instalação das redes de gases e a transferência dos prontuários médicos.

“Sei que os moradores da região vão ficar muito felizes com essa entrega, a unidade ficou muito mais confortável. Estamos com um programa intenso, obviamente que a pandemia tem atrapalhado um pouco o cronograma das entregas, mas até o primeiro trimestre do próximo ano teremos novas inaugurações. O Qualisaúde continua de forma acelerada e a nossa meta é revitalizar todas as unidades, implantar informatização e garantir todas as necessidades em quadros assistenciais para a população”, explicou o secretário de Saúde, Márcio Chaves Pires.

A unidade realizará atendimento com clínico geral, pediatra, ginecologista, dentistas, e oferecerá atendimento de enfermagem como curativo, vacina, coleta de exames laboratoriais, coleta de papanicolau, administração e dispensação de medicamentos, teste rápido de gravidez, sífilis, hepatite B/C e HIV.

Moradora da Vila Lucinda desde que nasceu, Maria de Lurdes da Silva, de 78 anos, comemorou a entrega da nova policlínica. “Meus filhos, netos e bisnetos sempre passaram aqui. Fiquei muito feliz e gostei muito da nova unidade. A equipe que trabalha aqui é muito gente boa e agora aqui ficou bem bonita. Dá gosto de ver”, comentou.

“Pretendemos, em pouco tempo, implantar o atendimento de geriatra, já que essa região tem uma população idosa bem numerosa”, completou o secretário Márcio Chaves.

Praça Heliópolis – Além da unidade de saúde, a Prefeitura também realizou a revitalização da Praça Heliópolis, localizada em frente ao equipamento de saúde. Dentre as intervenções foram revitalizados os brinquedos do playground, guarda-corpo, equipamentos da academia ao ar livre e manutenção, pintura de todo o mobiliário da praça e reposição da areia do playground. Também foi refeito o paisagismo do espaço.

Histórico – A Unidade de Saúde Vila Lucinda foi inaugurada em 1977 em prédio próprio e desde 2009 não recebia nenhuma reforma. A Prefeitura investiu cerca de R$ 680 mil para transformar o equipamento em Policlínica.

Com a reforma, houve ampliação no número de consultórios e serviço odontológico, além de readequação na estrutura física para garantir mais conforto, acolhimento e melhor acessibilidade para trabalhadores e usuários.

Durante a revitalização, em nenhum momento os usuários do serviço ficaram sem assistência. No início das obras foi disponibilizada uma carreta de atendimento e posteriormente os atendimentos foram transferidos temporariamente para a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Paulo Freire.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações