S.Bernardo inicia instalação de lâmpadas de LED na ciclovia da João Firmino

Mais visitadas

Prefeito Orlando Morando diz que investimentos de R$ 330 mil fazem parte do programa Mais Luz que modernizará todo o parque de iluminação da cidade

Orlando Morando dá início à instalação de lâmpadas de LED na ciclovia da João Firmino. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

Por meio do programa Mais Luz, a prefeitura de São Bernardo dá continuidade à renovação da iluminação pública da cidade que, nesta 2ª etapa, ocorre por bairros do centro expandido da cidade, englobando vias, praças públicas e ciclovias. O prefeito Orlando Morando assinou nesta quinta-feira (08/07) a ordem de serviço para implantação de todo o sistema que modernizará a ciclovia que margeia a Avenida João Firmino, no bairro Assunção, com investimentos de R$ 330 mil.

Em visita ao local, o chefe do Executivo disse que essa região da cidade tem passado por uma transformação, passando a contar com o complexo cultural e de serviços, que abrange o Teatro Elis Regina, Atende Bem, biblioteca Guimarães Rosa e Cartório Eleitoral, além de corredor de ônibus, obras de recuperação de malha asfáltica, Praça-Parque, entre outros. “Agora, será a vez da ciclovia da Avenida João Firmino, que não só receberá iluminação em LED, como postes e melhorias ao seu piso e sinalização”, ressaltou.

As equipes da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico iniciarão os trabalhos desta modernização a partir de segunda-feira (12/07), com a conclusão programada para o fim de agosto. Ao todo serão 130 luminárias, distribuídas por 124 postes numa extensão de 1.700 metros lineares, contemplando toda a avenida. “Com a tecnologia LED poderemos reduzir gastos com a energia elétrica, ampliar a luminosidade por todo esse local e, dessa forma, propiciar condições melhores à segurança de pedestres, dos ciclistas, além dos veículos que trafegam por essa via”, concluiu o prefeito Orlando Morando.

MAIS LUZ – Programa iniciado em 2020, o Mais Luz reforça as diretrizes de redução de gastos, modernização de equipamentos e serviços ao público, além de práticas mais sustentáveis. A tecnologia LED gasta entre 50% a 70% menos energia, apresenta redução sensível na liberação de CO² (dióxido de carbono), um dos principais causadores do efeito estufa, e apresenta durabilidade de 10 anos. Além disso, a modernização do parque de iluminação frisa a condição do município como signatário aos ODS (Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis) e, por toda tecnologia embarcada, também amplia suas condições de Cidade Sustentável, conceito que esta gestão tem incorporado aos mais diferentes departamentos.

BALANÇO – Outras ciclovias já passaram por essa renovação, caso dos trechos na Estrada dos Alvarenga, Avenida Kennedy e Rua Kara, por exemplo. Esse Programa também já permitiu substituir lâmpadas convencionais por LEDs numa extensão de 110 km de vias, que listam todas as principais do município, além de bairros como o Batistini e o Selecta e, agora, por bairros que abrangem o centro expandido de São Bernardo.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações