VOLTAR
  • Cidades

Viaduto da Praça dos Bombeiros no Jardim Irajá é inaugurado

Elevado fará a ligação entre os futuros corredores Leste-Oeste e Rotary, além de reduzir de 5 a 10 minutos o tempo de viagem na região

  • Central de inteligência analisa dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social, que hoje está em 47%.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/09/2019
  • Compartilhar:

Elevado fará a ligação entre os futuros corredores Leste-Oeste e Rotary, além de reduzir de 5 a 10 minutos o tempo de viagem na região

DCIM100MEDIADJI_0037.JPG

 

A Prefeitura de São Bernardo entregou na manhã deste domingo (01/09) o Viaduto da Praça dos Bombeiros, que liga as avenidas Rotary e Luiz Pequini e integra os projetos dos futuros corredores Leste-Oeste e Rotary.

De acordo com o prefeito Orlando Morando (PSDB), o viaduto dará mais fluidez para os carros que circulam diariamente na Praça dos Bombeiros, no Jardim Irajá, eliminando a necessidade do uso da rotatória e garantindo uma redução de 5 a 10 minutos no tempo de viagem na região.

Orlando Morando disse que deu o nome do viaduto de José Gomes da Silva, um líder comunitário do bairro. “Mandei um projeto para a Câmaa e foi aprovado fazendo essa homenagem”, afirmou.Os familiares de José Gomes estiveram na inauguração.

O prefeito disse que a Prefeitura  investiu R$ 81,5 milhões, com recursos da Confederação Andina de Fomento (CAF) e contrapartida municipal. O viaduto vai beneficiar de forma direta os moradores dos bairros Centro, Ferrazópolis, Vila São Pedro, Jardim Irajá, Vila São José. Jardim Regina e Parque São Bernardo.

“Os comerciantes do entorno foram duramente penalizados pelo abandono desta obra. Aqui pegamos praticamente do zero, apenas com o projeto e algumas vigas instaladas e conseguimos dar sequência após captação de recursos. Começamos a obra em 2018 e em menos de dois anos, estamos entregando mais uma etapa de novo modelo de mobilidade urbana em implantação na cidade”, disse o prefeito.

A ponte tem extensão de 330 metros e quatro faixas de rolamento, sendo duas para cada pista. O viário é atualmente o viaduto com maior extensão metálica em vão livre do País. São 93 metros de estrutura rodoviária sem qualquer coluna de sustentação, em projeto arquitetônico inovador. Além da construção do viaduto, a obra também envolveu melhorias no entorno, como execução de caixa de pavimento, guias e sarjetas e sistema de drenagem.

“Esta é uma obra que vinha causando grande transtorno para a população, mas depois de muito trabalho e esforço, chegou a hora de entregá-la. É o cumprimento de uma obrigação que assumimos”, completou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador. Ao todo, 150 trabalhadores participaram da construção. Durante a obra, foram utilizados 12.800 m³ de concreto para estruturas de fundações, pilares e vigas.

 

Orlando Morando disse obra vinha causando grande transtorno para a população e comerciantes. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

CORRIDA DA CIDADE

Para marcar a inauguração do viário, a Prefeitura promoveu mais uma etapa da Corrida da Cidade, com percurso de 5 quilômetros de corrida e caminhada. Mais de 2,5 mil pessoas marcaram presença na atividade que integra a programação de comemoração aos 466 anos de São Bernardo. Os corredores inscritos receberam uniformes amarelos para enfatizar o início do Setembro Amarelo, para a prevenção do suicídio.

O grande vencedor da Corrida da Cidade foi Jonathan Silva, seguido por Joaquim de Souza Sobrinho e Gustavo Barbosa, que receberam os troféus das mãos do prefeito Orlando Morando, que também percorreu o circuito acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, e da secretária de Comunicação, Thaís Santiago.

 

Para marcar a inauguração do viário, a Prefeitura promoveu mais uma etapa da Corrida da Cidade, com percurso de 5 Km. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto