VOLTAR
  • Cidades

UPA Barão de Mauá reabre as portas neste sábado e atenderá 16 mil por mês

 Unidade de Pronto Atendimento terá 14 leitos e contará com novos serviços

  • UPA Barão de Mauá reabre as portas com novos serviços.
    Foto: Divulgação/PMA-Roberto Mourão
  • Por: Redação
  • Publicado em: 05/12/2018
  • Compartilhar:

 Unidade de Pronto Atendimento terá 14 leitos e contará com novos serviços

 

upa barão de mauá

UPA Barão de Mauá reabre as portas com novos serviços. Foto: Divulgação/PMA-Roberto Mourão

 

Após reforma, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Barão de Mauá, no Jardim Maringá, abre as portas neste sábado (8/12), às 10h, na data do aniversário de 64 anos de Mauá. O equipamento deve receber 16 mil pacientes por mês e agora terá uma estrutura nova, com uma base fixa e descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e com o Pai (Pronto Atendimento Infantil).

Com atendimento 24 horas, a UPA Barão de Mauá contará com 138 funcionários, que utilizarão mobiliário e equipamentos de trabalho recém-adquiridos. A unidade terá 14 leitos – seis para pacientes de risco intermediário, três ao setor de emergência, um de isolamento para adulto, um de isolamento pediátrico e outros três de observação no mesmo setor. O posto terá separação física do atendimento clínico da pediatria, possibilitando triagem mais rápida e maior conforto ao público.

Segundo estimativas da Secretaria de Saúde, o equipamento receberá a maior demanda de pacientes na cidade, visto que as outras três unidades – Vila Magini, Jardim Zaíra e Vila Assis – devem registrar médias de 14 mil a 15 mil moradores por mês. As obras da UPA Barão de Mauá foram custeadas por meio do Fundo Nacional de Saúde, sem oneração aos cofres municipais, no valor de R$ 496,9 mil, por meio de intervenções da terceirizada Esteto Engenharia e Comércio Ltda.

Prestes a ser inaugurado na unidade, o serviço do Pai terá, à disposição da população, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem, além dos técnicos pediatras, que atendem em todo o equipamento. Quanto aos serviços do Samu, Mauá calcula em média de 12 mil atendimentos por mês e a expectativa do governo é que a base descentralizada na UPA possibilite respostas mais rápidas às chamadas.

De acordo com o prefeito Atila Jacomussi, a entrega da nova UPA Barão de Mauá é a cereja do bolo nas festividades dos 64 anos do município. “A espera terminou. Estou muito satisfeito com as obras e estamos devolvendo ao povo um atendimento digno e com respeito. Tratei com muito carinho essa reforma para que trouxesse o nosso programa Pai, além da base fixa do Samu, para atender de forma mais ágil o povo da região (em torno do equipamento)”, afirma.

Ações na Saúde

Além da reinauguração da UPA Barão de Mauá, a administração municipal entregou dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) revitalizados no Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini no início do mês passado, por meio de investimentos de R$ 1,2 milhão em recursos estaduais e municipais. O prédio também passou por intervenções na farmácia e no almoxarifado, a fim de oferecer à população atendimento de melhor qualidade e humanizado.

O próximo passo para ampliar a oferta de atendimentos será reinauguração da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Itapark, no próximo dia 15, com laboratório de doenças crônicas, que será uma referência para implantação desse modelo a outras 22 unidades da rede de atenção básica. O setor terá uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiológica.

Atualmente, a UBS Itapark registra 1,4 mil atendimentos ao mês e conta com 23 profissionais, entre profissionais médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais e gerência. Na próxima semana, a unidade recebe um médico generalista, via edital lançado pelo governo federal no Mais Médicos, visando a reposição de profissionais cubanos que deixaram o programa social. De acordo com a Secretaria de Saúde, até a próxima semana, nove profissionais estarão em atividade – três já realizam atendimentos – e o número pode subir até o encerramento do processo, previsto ao dia 14.