VOLTAR
  • Política

Parra lança consulta sobre proibição do fumo em praça e parque de S.Caetano

De acordo com parlamentar, crianças e adultos não fumantes que frequentam esses locais acabam consumindo os malefícios do tabagismo por tabela 

  • Parra entra com recurso no TRE para barrar vaga de Vidoski na Câmara.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/12/2018
  • Compartilhar:

De acordo com parlamentar, crianças e adultos não fumantes que frequentam esses locais acabam consumindo os malefícios do tabagismo por tabela 

 

fumo

Parra consulta moradores sobre eventual proibição de fumo em parques e praças. Foto: Divulgação

 

Uma proposta do vereador de São Caetano Edison Parra (PSB) deve levantar polêmica na cidade. Por conta disso, o parlamentar lançou nesta quarta-feira (05/12) em suas redes sociais (Instagram e Facebook) uma pesquisa cujo objetivo é consultar os moradores sobre eventual proibição do fumo nas praças e parques da cidade.

Parra argumenta que em cidades americanas onde foram implementadas ações de proibição do tabaco em praças e parques, a medida foi bem sucedida e citou Nova York, Los Angeles e Chicago. O parlamentar ainda disse que, no Brasil, a lei Antifumo do Estado de São Paulo também é um exemplo de ação que obteve aceitação da população.

Tenho conversado muito com as pessoas que relatam certo incômodo com essa prática devido ao alto número de crianças e adultos não fumantes que frequentam esses locais e que acabam consumindo os malefícios do tabagismo por tabela”, disse o vereador.

O parlamentar afirmou que um estudo da OMS (Organização Mundial de Saúde) aponta que a cada três cigarros fumados, o fumante passivo consome um. Na avaliação do vereador, o fumo é um dos principais fatores na queda da qualidade de vida e ainda gera gastos na saúde pública.

Os dados não mentem. O tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas por ano no mundo. Só no Brasil, em 2017, 73.500 brasileiros foram diagnosticados com câncer provocado pelo tabagismo”.