VOLTAR
  • Cidades

UniMais recebe 153 novos alunos em São Caetano

Criada em 2007, mais de 1,5 mil pessoas já participaram da iniciativa

  • UniMais recebe 153 novos alunos em São Caetano.
    Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 04/02/2020
  • Compartilhar:

Criada em 2007, mais de 1,5 mil pessoas já participaram da iniciativa

 

UniMais recebe 153 novos alunos em São Caetano. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

 

Um novo ciclo de aprendizados começou nesta terça-feira (04/02) para 153 alunos da UniMais (Universidade Aberta da Terceira Idade), da Prefeitura de São Caetano do Sul. Durante a aula inaugural, realizada no auditório da USCS Centro, os novos estudantes foram recepcionados para o primeiro dia de aula onde conheceram os novos colegas de sala, professores e um pouco da história do programa.

“A UniMais é um dos principais legados que a Administração deixou para a cidade. Desde 2005, quando iniciamos as primeiras conversas para formatar esse projeto, até os dias de hoje, podemos dizer que mudamos a relação entre Poder Público e população da terceira idade, uma vez que oferecemos mais conhecimento e novas experiências que contribuem para o processo de envelhecimento com qualidade de vida”, contou o prefeito José Auricchio Júnior aos alunos.

A secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, antecipou que o perfil das aulas trará conteúdo atualizado aos universitários. “Muitos podem ter formação acadêmica em outras áreas, mas o que a UniMais proporciona é indescritível. Vocês estarão em contato com assuntos sobre saúde, atualidades, direitos, cultura e tecnologia, que poderão ser compartilhados com toda a família”, destacou Regina.

“A USCS está honrada em receber mais uma turma da UniMais. Esse projeto exitoso se enquadra dentro do novo perfil da população, que cada vez mais busca qualificação e aperfeiçoamento. Sejam todos bem-vindos”,  disse o reitor da USCS, professor Marcos Bassi.

UNIMAIS

A UniMais, iniciativa realizada em parceria entre Secretaria de Saúde, por meio da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade), e USCS, é uma oportunidade de convivência, diversão e aprendizagem, sem requisitos referentes a graus de escolaridade anteriores. Durante dois anos, os alunos acompanham aulas semanais nas dependências da USCS Barcelona.

Vertente do Profamília, tem como intuito contribuir para que os alunos aprendam a adquirir melhores condições de saúde, assegurar o acesso a atividades artísticas e culturais, além de incentivar a pesquisa sobre temas relevantes para que tenham ainda mais qualidade de vida na terceira idade. É destinado a munícipes com mais de 50 anos, que sejam associados aos CISEs (Centros Integrados de Saúde e Educação).

Criada em 2007, mais de 1.500 pessoas já participaram da iniciativa. Em 2020, aulas como administração de finanças domésticas, expressão e dançaterapia, inteligência emocional, corpo em movimento, Estatuto do Idoso, oficina de criatividade, escrita criativa, nutrição e saúde fazem parte da grade.