VOLTAR
  • Cidades

Sto.André suspende apresentações de música ao vivo em estabelecimentos

Medida é para conter avanço de casos covid-19

  • Estado de SP amplia horário de comércio e altera horário de bares para combater COVID-19.
    Foto: Divulgação/Semasa
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 26/11/2020
  • Compartilhar:

Medida é para conter avanço de casos covid-19

 

Bares e restaurantes em Santo André não poderão ter música ao vivo. Foto: Divulgação/Semasa

 

 

O prefeito reeleito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), publicou decreto em que proíbe as apresentações de músico ao vivo em estabelecimentos comerciais. A intenção é conter o avanço de casos de Covid-19 na cidade.

Segundo o decreto, a medida evitará aglomerações e passa a vigorar já nesta quinta-feira (26/11).

No documento há a informação de que existe uma alta recente no número de  casos de coronavírus entre pessoas da faixa etária dos 20 aos 40 anos de idade.

“A cidade permanece com todas as ações preventivas e protocolos sanitários para conter a disseminação e o avanço da Covid-19. Por isso, intensificar a fiscalização e as medidas que assegurem o distanciamento social é um gesto de cuidado e proteção à vida”, assegurou o prefeito Paulo Serra.

O ABCD está em estado de alerta, pois dados da SP Covid Info Tracker, plataforma de monitoramento da pandemia gerenciada por pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista), da USP (Universidade de São Paulo) e do Cemeai (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria), mostram que o índice está em 1,81 – o que significa que 100 pacientes infectados podem passar o vírus para outras 181 pessoas.

Multas e interdições

De acordo com o decreto, caberá às secretarias e órgãos municipais, dentro de suas competências, em caso  de  descumprimento  deste  decreto, fiscalizar  e  adotar  medidas  para  revogar  o alvará   de   funcionamento,   multar   ou   interditar   os   estabelecimentos   comerciais.

Somente no último fim de semana foram realizadas 99 ações, que resultaram na interdição de nove estabelecimentos, aplicação de sete multas, 12 notificações, 15 autos de infração por ruído, 26 advertências de ruído e 115 assinaturas de termos de compromisso.

As equipes de fiscalização trabalham desde março, quando teve início a pandemia, com equipes do Departamento de Controle Urbano da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

Casos de Covid

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, atualizou os números do novo coronavírus na cidade nesta quarta-feira.

 Veja:  

23.059 casos confirmados, entre eles 675 óbitos

6.146 casos suspeitos

55.445 casos descartados

375 pessoas internadas atualmente em hospitais (públicos e privados) com suspeita ou confirmação de Covid-19

7.613 altas médicas desde o início da pandemia