VOLTAR
  • Cidades

Sto.André ganha PetPraça e prefeito anuncia criação da Diretoria da Causa Animal

Essa é a segunda PetPraça no município;  a primeira a ser inaugurada foi a da Marechal Hermes

  • Sto.André ganha PetPraça e prefeito anuncia criação da Diretoria da Causa Animal.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 09/06/2019
  • Compartilhar:

Essa é a segunda PetPraça no município;  a primeira a ser inaugurada foi a da Marechal Hermes

PetPraça

Sto.André ganha PetPraça e prefeito anuncia criação da Diretoria da Causa Animal. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, inaugurou neste domingo (09/06), mais uma PetPraça. O equipamento integra as diversas ações realizadas na Praça Presidente Kennedy, na Vila Bastos. Durante a entrega, o prefeito Paulo Serra (PSDB) anunciou a criação da Diretoria da Causa Animal, que integra a pasta de Meio Ambiente.

Em Santo André, cerca de 40% das famílias tem pet em casa. Por isso, elaboramos a construção deste espaço exclusivo e financeiramente barato feito pela nossa equipe. Com este sucesso, a proposta é ampliar esta iniciativa, por isso vamos levar este modelo para mais 10 praças até 2020”, pontuou o prefeito Paulo Serra ao agradecer a participação da população para construção do espaço. “Ideia surgiu por sugestão dos usuários da praça, em especial do Grupo Auamigos, que faz um trabalho com os pets da região. Parabéns a todos os envolvidos”, completou.

Para o secretário de Manutenção e Serviços da Prefeitura de Santo André, Vitor Mazetti, a entrega do espaço é motivo de comemoração. “Tivemos investimento de baixo custo, cerca de R$ 8 mil, em que utilizamos materiais recicláveis, como tubos, dutos de PVC, entre outros, oferecendo funcionalidade e sustentabilidade. Tudo isso tem um simbolismo muito grande para todos, já que a comunidade pode conviver ainda mais de forma harmoniosa.”

Os moradores marcaram presença para conferir a implantação da segunda PetPraça no município – a primeira foi a da Marechal Hermes. O novo espaço conta com cinco equipamentos de agility: passarela, gangorra, túnel de arcos, pneu e obstáculo com barra paralela; grama, areia e pedrisco como tipos de piso; iluminação; cercamento com alambrado; dois bancos; e papeleira.

Por muitas vezes, vimos nossos animais presos na coleira, sem condições para correr livres e aproveitando este espaço da melhor maneira possível. Reunimos nosso grupo Auamigos, que já tem mais de 150 membros, e levamos nossas considerações à Prefeitura. Agora sim podemos curtir mais momentos tranquilos com nossos pets”, afirmou Sônia Aparecida de Carvalho, idealizadora da Auamigos, que contempla todos os frequentadores do espaço.

PetPraça

Segunda PetPraça é inaugurada em Santo André. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

Na Praça Presidente Kennedy foram realizadas as seguintes intervenções: reformulação da vegetação, poda de árvores, remoção de árvores com problemas fitossanitários, plantio de quatro árvores nativas, cercamento com alambrado do Playground, pintura dos brinquedos, manutenção do mobiliário do playground, demarcação para circuito de caminhada.

APraça Presidente Kennedy faz parte do Programa Amigos da Praça desde maio de 2017. A J. P. Bechara Terraplanagem Pavimentação, é o parceiro Amigo da Praça.

Atualmente a cidade conta com 94 Praças Amigas. Ao Parceiro Amigo da Praça cabe realizar a manutenção e conservação da área gramada e vegetações, e em contrapartida é disponibilizado o espaço para a instalação de placas com a logomarca da Pessoa Jurídica ou nome da Pessoa Física. Esta parceria contribui para o embelezamento da cidade e o incremento da qualidade de vida, e o Parceiro Amigo da Praça demonstra o engajamento em um projeto para melhoraria da cidade.

Diretoria

A ideia da criação da Diretoria da Causa Animal, que integra a pasta de Meio Ambiente, é desenvolver ainda mais políticas públicas nesta área. “Já tivemos mais de mil adoções nesta gestão, dobramos a capacidade das castrações e agora teremos mais obras, projetos e inaugurações para oferecer qualidade de vida em Santo André”, disse o prefeito Paulo Serra.