VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Seminário discute história e futuro de Santo André

Intitulado “Identidades e Perspectivas”, encontro visa levantar temas que permeiam a cidade em diferentes épocas

  • Intitulado “Identidades e Perspectivas”, seminário visa levantar temas que permeiam a cidade de Santo André em diferentes épocas.
    Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima
  • Por: Redação
  • Publicado em: 26/10/2019
  • Compartilhar:

Intitulado “Identidades e Perspectivas”, encontro visa levantar temas que permeiam a cidade em diferentes épocas

Intitulado “Identidades e Perspectivas”, seminário visa levantar temas que permeiam a cidade de Santo André em diferentes épocas. Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

Buscando uma reflexão sobre o passado, presente e futuro de Santo André, será realizado nesta terça-feira (29/10) o seminário ”Santo André: Identidades e Perspectivas”, das 9h às 17h, no auditório Heleny Guariba, anexo do Teatro Municipal. O encontro vai debater a identidade da cidade, passando por sua história e pelos principais temas que permeiam o futuro do município, como desenvolvimento econômico, educação, inclusão social e qualidade ambiental.

Estes temas serão abordados a partir de uma perspectiva reflexiva, de maneira que incentive os participantes a pensarem no futuro. O evento faz parte da mobilização da Prefeitura de Santo André que visa, através do projeto “Santo André 500 anos”, apresentar à sociedade andreense uma visão inovadora e estratégica para os próximos anos.

“Temos que pensar mais além, discutir a cidade como um todo. Como era, como está melhorando nesta gestão e como queremos que ela seja daqui para frente. Com toda sociedade envolvida, o planejamento se torna de maior qualidade, com diversas ideias e visões. Queremos trazer melhorias a longo prazo para a cidade, para que as gerações de hoje e as próximas tenham maior qualidade de vida”, comentou o prefeito Paulo Serra.

O projeto “Santo André – 500 Anos” visa realizar um planejamento estratégico para o município nos próximos 34 anos. A iniciativa tem como meta colocar a cidade entre as cinco primeiras no IDGM (Índice de Desafios da Gestão Municipal) até 2024, por meio de melhorias na educação, infraestrutura, sustentabilidade, saúde e segurança. Outra meta, prevista para ser cumprida até 2053, é aumentar a competitividade atrativa, a liderança pela antecipação e pela competitividade financeira, além do alinhamento entre poder público e privado.

O seminário contará com o uso da ferramenta digital Colab, que auxiliará no processo de discussão colaborativa e sistematização das ideias que surgirem dos debates. Com este diálogo será possível visualizar um horizonte de expectativa favorável para a construção de um plano estratégico de longo prazo sintonizado com a história de Santo André, suas demandas sociais mais latentes e uma perspectiva de futuro alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) em uma sociedade complexa e tecnológica.

As inscrições devem ser feitas por meio do link http://twixar.me/0bC1

Confira a programação:

9h – Abertura oficial – Prefeito Paulo Serra

9h30 – Mesa Temática: A História de Santo André – Ademir Medici/Suzana Kleeb/Mediador: Thiago Rocha

10h45 – Mesa Temática: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Enio Moro Junior/Luis Paulo Bresciani/Mediadora: Ana Paula Lepori

14h – Mesa Temática: Desenvolvimento Humano – Paulo Sérgio Garcia/David Uip/Henrique Noya/Mediadora: Ana Carolina Rossi Barreto Serra

15h15 – Mesa Temática: Os Objetos de Desenvolvimento Sustentável – Nina Orlow/Daniel Vaz/Mediador: Mario Matiello

16h15 – Atividade sobre o futuro da cidade e consulta pública no Colab

17h – Encerramento e apresentação do coro da cidade de Santo André