São Caetano realiza mutirões de Catarata e de Pequenas Cirurgias de Pele

Ações da Secretaria da Saúde contemplarão, inclusive, pacientes com câncer de pele, como CBC (carcinoma basocelular), CEC (carcinoma espinocelular) e melanomas

 

São Caetano realiza mutirões de Catarata e de Pequenas Cirurgias de Pele para pacientes agendados. Foto: Divulgação/PSCS-Júnior Camargo

 

A Secretaria de Saúde de São Caetano realiza neste sábado (24/08) dois mutirões: o de Catarata, a partir das 8h, na Unidade de Saúde Oftalmológica Dr. Jaime Tavares (Rua Peri, 361, Bairro Santa Paula); e o de Pequenas Cirurgias de Pele, a partir das 9h, no Hospital Maria Braido (Rua São Paulo, 1.840, Bairro Olímpico).

Ambos os mutirões são exclusivos para pacientes agendados. No de Pequenas Cirurgias de Pele, seis especialistas atenderão 128 pessoas com menos de 85 anos, com lesões menores de 6 cm não recidivadas (que não tenham retornado), sem histórico de cardiopatia, doenças graves descompensadas ou que façam uso de anticoagulantes.

O Mutirão contemplará, inclusive, pacientes com câncer de pele, como CBC (carcinoma basocelular), CEC (carcinoma espinocelular) e melanomas. Nos casos das lesões benignas, serão realizadas extrações de pintas, verrugas e cistos, entre outros sinais.

Já o Mutirão de Catarata atenderá 68 pacientes. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a catarata é a principal causa de cegueira no mundo (47,8% dos casos). A boa notícia é que a doença é reversível. O diagnóstico e o tratamento completo são feitos na própria Unidade de Saúde Oftalmológica.