VOLTAR
  • Variedades

São Caetano realiza festa para 250 crianças atendidas por instituições

Prefeito Auricchio participa de evento promovido pelo Fundo Social de Solidariedade

  • São Caetano realiza festa para 250 crianças atendidas por instituições.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/10/2023
  • Compartilhar:

Prefeito Auricchio participa de evento promovido pelo Fundo Social de Solidariedade

crianças brincando

São Caetano realiza festa para 250 crianças atendidas por instituições. Foto: Divulgação

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, participou da Festa das Crianças organizada pelo Fundo Social de Solidariedade, na tarde desta quinta-feira (26/10), no CER Luiz Baraldi (Gisela). O evento contou com a participação da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Denise Auricchio, e de 250 crianças atendidas pelas instituições assistenciais Casa do Menor Padre Luis Scrosoppi, Núcleo de Convivência Menino Jesus e Lar Samaritano da Mãe Operária.

A celebração, em comemoração ao Mês das Crianças, teve brinquedos infláveis, tobogã, cama elástica, futebol de sabão, show de mágicos, escultura em balões, hip-hop, manicure, mini-pizza, refrigerantes, algodão doce, pipoca e cachorro-quente. As crianças, que foram transportadas por ônibus da VIPE até o local, ganharam doces e brinquedos novos ao final da celebração.
A presidente do Fundo Social lembrou que o encontro teve início em sua primeira gestão à frente da entidade, em 2005. “É uma forma de integração com as crianças e tenho certeza de que é um momento que fica nas lembranças de todos, inclusive dos voluntários. Sem dúvida alguma, essa é a festa com a qual mais me identifico e vamos fazer de tudo para repetirmos nos próximos anos”, ressaltou a primeira-dama Denise Auricchio.

INSTITUIÇÕES

Casa Padre Luís Scrosoppi
O programa de atendimento assistencial às crianças e adolescentes do Bairro Prosperidade foi iniciado em 1986, pela Congregação das Irmãs da Providência, na própria residência das irmãs. O grupo inicial de oito crianças atendidas rapidamente cresceu e, com o apoio de Dom Cláudio Humes, Bispo Diocesano de Santo André, e ajuda de parceiros, as Irmãs compraram uma casa em 1987, chamada Casa Padre Luís Scrosoppi.

A Casa Padre Luis Scrosoppi se mantém fiel aos princípios sobre os quais foi fundada, acolhendo crianças e adolescentes no projeto socioeducativo, no contraturno escolar. As famílias em vulnerabilidade frequentam cursos profissionalizantes, oficinas de formação e lazer, orientação psicossocial e psicológica oferecidos pela entidade. Mais de 3 mil crianças e adolescentes já foram atendidos e muitos estão inseridos no mercado de trabalho. Atualmente, são atendidas cerca de 150 crianças e adolescentes.

Núcleo de Convivência Menino Jesus

Fundado em 26 de abril de 1995, na Rua Justino Paixão, teve sua origem no Centro Social São Caetano, uma das quatro casas da Associação Lar Menino Jesus, entidade criada por Dom Jorge Marcos de Oliveira, em 1956. Sua finalidade é atender crianças e adolescentes em regime de apoio socioeducativo, com ações de natureza cultural, esportiva e profissionalizante. Em 2010, o imóvel sede foi incorporado ao patrimônio, por meio de doação da Associação Lar Menino Jesus, além de ter projetos aprovados pela antiga Fundação Vitae, Fundação Salvador Arena, Magneti Marelli e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) de São Caetano do Sul. Outros resultados expressivos vieram de sua estratégia socioeducativa, a arte-educação: mais de 30 troféus em dança, quatro espetáculos na Grande São Paulo, 16 bolsas de estudo em escolas de Ballet da região e na escola English National Ballet School, em Londres.

Lar Samaritano da Mãe Operária

Inaugurado há mais de 40 anos, amparando, ensinando, amando e respeitando as crianças, o Lar Samaritano da Mãe Operária é uma entidade espírita de assistência à criança, considerada escola de Educação Infantil por meio de convênio com a Prefeitura. Está localizado na Rua Professora Maria Macedo, no Centro, e atende 134 crianças de 4 meses a 6 anos, em período integral.