São Caetano está de volta ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Mais visitadas

Entre os assuntos tratados na assembleia dos prefeitos foram as fortes chuvas do Verão 2018/2019

 

Entre os assuntos tratados na assembleia dos prefeitos foram as fortes chuvas do Verão 2018/2019. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, participou da primeira assembleia geral do Consórcio Intermunicipal Grande ABC após o retorno do município ao colegiado. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (5/11), na sede da entidade, em Santo André.

Além de Auricchio, estiveram presentes os prefeitos de Santo André e presidente do Consórcio, Paulo Serra, de São Bernardo, Orlando Morando, e de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.

O prefeito de São Caetano falou sobre o retorno do município ao Consórcio (Lei 5.789 de 16 de outubro de 2019). “Em razão do novo modelo de governança regional implementado pelo Consórcio, a partir da gestão administrativa de 2019, verificou-se a possibilidade de maximizar as políticas de governo por meio de planejamento e execução de forma conjunta, de estudos, programas projetos e ações demandadas pela região. Por isso, São Caetano está oficialmente de volta ao Consórcio e participando efetivamente, como sempre participou, de decisões conjuntas para o engrandecimento da região como um todo”, disse Auricchio.

ENCHENTES

Entre os assuntos tratados na assembleia esteve a explanação do coordenador do GT (Grupo de Trabalho) Gestão de Riscos, Rafael Antonio Teixeira das Neves, sobre as fortes chuvas do Verão 2018/2019.

Auricchio lembrou que, na época, São Caetano recebeu a pior chuva que presenciou na vida. Os dados apresentados foram alarmantes. Pelo quadro Pluviometria Registrada por Município 2018/2019, apresentado por Neves, São Caetano recebeu 33,5 milímetros de chuva em dezembro de 2018, passando para 216,5 milímetros em janeiro de 2019, 307 mm em fevereiro, 261 mm em março e 83 mm em abril/2019. O total acumulado de chuva no município no último verão foi de 901 mm, com média de 180,2 mm por mês.

“O mais impressionante foi que entre as 21h do dia 10 de março (domingo) e 0h de segunda-feira (11), caiu um verdadeiro temporal de 147 milímetros, em apenas 3 horas. Para se ter uma ideia, em todo o mês de março, choveu 261 milímetros em São Caetano. Foi uma verdadeira catástrofe”, explicou Neves.

APLICATIVO FUNCIONANDO

Outro ponto da assembleia foi a apresentação de dois novos canais do Consórcio Intermunicipal no auxílio ao combate às enchentes no Grande ABC. O aplicativo Alerta ABC voltou a funcionar plenamente, após período em desuso desde dezembro de 2018, por conta da não renovação de contrato com a empresa que o gerenciava.

Além do aplicativo, agora existem mais dois canais: facebook.com/cgeabc (facebook) e @cgeabc (twitter), que podem e devem ser acessados para verificação do clima e possíveis alertas de tempestades no ABC.

Diadema
O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e a Prefeitura de Diadema também acertaram o retorno. O prefeito Lauro Minchel (PV) enviou projeto de lei para que a Câmara de Diadema vote nesta quinta-feira (07/11) o retorno da cidade à instituição. Lauro se desligou da entidade em 2017.

 

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações