25 de junho de 2021

São Bernardo recebe 10 mil doses da vacina da Pfizer

Mais visitadas

Prefeito Orlando Morando diz que cidade foi escolhida porque tinha se preparado com antecedência para receber esse imunizante que precisa ser armazenado em baixíssima temperatura

São Bernardo recebe 10 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech. Foto: Divulgação

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, usou as redes sociais para divulgar que nesta sexta-feira (04/06) a cidade recebeu 10.020 doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra o Coronavírus. “Além de nossa cidade, apenas a Capital e Campinas receberam este imunizante”, afirmou o prefeito.

De acordo com o chefe do Executivo, esse recebimento só foi possível porque a cidade se preparou com antecedência e planejamento para receber essa vacina, que precisa ser armazenada em baixíssima temperatura.

“É o resultado do esforço que temos feito para que a nossa cidade avance com rapidez na imunização da população. E agora com mais esse imunizante disponibilizado, podemos ampliar as frentes de vacinação com o atendimento de novos grupos”, afirmou.

Mais cedo, o governador João Doria já havida anunciado que a partir da segunda (07/06), a Prefeitura de São Bernardo começa a imunizar com esse imunizante as grávidas e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias. O mesmo cronograma está previsto para os municípios de São Paulo e Campinas, onde profissionais de saúde já passaram pelo treinamento para aplicação das vacinas da Pfizer.

Prefeitura de São Bernardo começa a imunizar grávidas e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias. Foto: Divulgação

Único no ABCD

O município é o único da região do Grande ABC a ofertar três vacinas, até o momento. As novas doses já estão devidamente acondicionadas em local apropriado para armazenamento. Toda a rede de Saúde e os profissionais envolvidos na campanha de vacinação contra o coronavírus realizaram treinamento de manejo e aplicação do novo imunizante.

Para o prefeito de São Bernardo avançar na vacinação é a melhor arma no combate à pandemia e a oferta do novo imunizante da Pfizer amplia essa capacidade, com início de uma nova etapa, que entra para a história da cidade. “Nosso objetivo é vacinar toda a população elegível o mais rápido possível. Abrir novos grupos nos motiva e mantém nossa esperança de dias melhores cada vez mais viva, com a certeza de que estamos dando nosso melhor nesta luta contra o Coronavírus”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, as equipes estão preparadas para essa nova etapa de vacinação com o novo imunizante. “Essa vacina exige um preparo diferente. Deve ser diluída manualmente. A Vigilância Epidemiológica conduziu a implantação técnica da vacina da Pfizer. E a Atenção Básica já está com equipes de diluidores preparados nos postos de vacinação”, explicou.

ANTECIPAÇÃO – A partir desta sexta-feira (04/06), o agendamento para as gestantes e puérperas com e sem comorbidades acima de 18 anos, pessoas com comorbidades e com benefício de assistência à deficiência (BPC) de 18 a 29 anos, está disponível no portal da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus). Os novos grupos precisam realizar o cadastro também no site do Governo do Estado (www.vacinaja.sp.gov.br), para agilizar o processo no dia da vacinação.

DOCUMENTOS SOLICITADOS – No momento da aplicação das doses, para as pessoas com comorbidades, é obrigatória a apresentação de comprovante da condição de risco por meio de exames, relatório ou prescrição médica ou comprovante de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de comprovante de endereço, documento com foto, CPF, carteirinha da Unidade Básica de Saúde (UBS) e comprovante do agendamento, impresso ou digital. Além disso, as gestantes e puérperas de até 45 dias devem apresentar o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE), em duas vias, devidamente preenchido e assinado. O termo pode ser acessado no link: https://www.saobernardo.sp.gov.br/documents/10181/0/Vacinacao+gestantes/d0268a5f-ac2e-3a86-0d90-0385a7f090bd

DIA D – Neste sábado (05/06), a cidade promove o Dia D para aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em quem está com o reforço do imunizante atrasado. A imunização será disponibilizada para todos os públicos já contemplados na campanha, das 8h às 17h, no Ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib (Avenida Kennedy, 1155). A imunização será realizada por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento.

Para receber a segunda dose, o munícipe, obrigatoriamente, deve apresentar o comprovante de vacinação da primeira dose, bem como documento de identificação com foto, comprovante de residência e demais documentos exigidos para cada público na primeira etapa da imunização.

VACINA CONTRA A FOME – Todos os postos de vacinação de São Bernardo também são pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis, das 8h às 16h, com a campanha Vacina Contra a Fome. A ação é realizada pela Secretaria de Assistência Social e pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Governo do Estado. A campanha convida as pessoas aptas a se vacinar contra a Covid-19 a doar um quilo de alimento não perecível.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações