VOLTAR
  • Cidades

Em S.Caetano, 41% dos professores não comparecem para tomar vacina

Dos 1.560 educadores agendados para serem imunizados nesta semana, apenas 950 foram até o drive thru no ParkShopping

  • Imunização de professores é em sistema drive thru, até quinta-feira, no estacionamento coberto do ParkShopping São Caetano.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 04/06/2021
  • Compartilhar:

Dos 1.560 educadores agendados para serem imunizados nesta semana, apenas 950 foram até o drive thru no ParkShopping

Dos 1.560 educadores agendados para serem imunizados contra Covid nesta semana, apenas 950 foram até o drive thru no ParkShopping São Caetano. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Caetano iniciou na última segunda-feira (31/05) a vacinação contra Covid-19 dos profissionais da Educação. Apesar de terem agendado o dia para serem imunizados, 41,51% dos professores não compareceram para tomar a vacina disponibilizada pela Prefeitura. As aulas presenciais terão início nesta segunda-feira (07/06).

O dia mais crítico com relação às ausências foi nesta quinta-feira (03/05), pois dos 340 agendados, 200 não compareceram, o que representa 58,83% de profissionais que deixaram de tomar o imunizante  contra o coronavírus, que tem matado milhares de pessoas no País. Desde o ano passado 741 pessoas foram a óbito em São Caetano vítimas da Covid-19.

O secretário de Educação de São Caetano, Fabrício Coutinho, disse por meio da assessoria de imprensa que a Prefeitura lamenta a ausência dos profissionais e vai rever a estratégia de vacinação para esse público.

Mariana Bonotto, da Aspescs (Associação de Profissionais da Educação de São Caetano do Sul) considerou o número de ausentes “assustador”, principalmente desta quinta-feira, mas afirmou que alguns profissionais relataram problemas, entre eles o fato de terem tomado a vacina da Gripe no último sábado (29/05), o Dia D de vacinação contra o vírus da Influenza. Quem tomou a vacina da gripe tem de esperar 14 dias para não prejudicar nenhuma das duas.

Outro relato feito à Associação é que alguns professores da Escola de Idiomas também não conseguiram ser imunizados por não se enquadrarem nos critérios estabelecidos pela Prefeitura. “Pessoas que apresentaram qualquer síndrome gripal também não puderam tomar a vacina”, afirmou Mariana.

Veja abaixo os números relativos à vacinação dos educadores. A Prefeitura ainda não divulgou os números desta sexta-feira (04/06).

Dos 1.560 educadores agendados, 41,17% não apareceram para tomar a vacina contra covid.

Ribeirão Pires

Enquanto mais de 40% os professores de São Caetano não foram tomar a vacina, os profissionais da educação da cidade de Ribeirão Pires compareceram em massa nesta semana. Um total de 1.387 trabalhadores, entre 18 e 46 anos,  foram imunizados nos três dias da campanha. Os educadores são das redes municipal, estadual e particular. Todos receberam a vacina AstraZeneca/Fiocruz. Outros 1.100 com 47 anos ou mais já haviam sido vacinados no mês passado durante campanha coordenada pelo governo do Estado.

A secretária de Educação, Rosi de Marco, celebrou o resultado. “Graças a Deus correu tudo bem nos três dias. Não houve contratempos. Aos poucos vamos conseguir retomar as nossas rotinas com mais segurança”, observou.

Um total de 1.387 trabalhadores da educação, entre 18 e 46 anos,  foram imunizados nos três dias da campanha de Ribeirão Pires. Foto: Divulgação

Doralice Oliveira Alves, vice-diretora da escola estadual Senador Casemiro da Rocha, disse estar ansiosa para voltar à rotina de trabalho. “Espero, agora, poder voltar a rever nossos alunos e a nossa equipe de trabalho. Que bom poder voltar à nossa realidade em breve”.

As aulas presenciais na rede municipal de Ribeirão Pires estão previstas para serem retomadas a partir do dia 28 de julho.

Quem não tomou

Os profissionais que não tomaram a vacina por estarem no período de quarentena devido à Covid ou à vacina contra a gripe (H1N1) poderão ser imunizados normalmente no drive thru do Complexo Ayrton Senna, portando todos os seguintes documentos: comprovante de atividade emitida por unidade de ensino de Ribeirão Pires (xerox e original), holerite atualizado (xerox e original), carteirinha de vacinação contra H1N1, Laudo Médico ou Teste comprovando Covid, além de um documento com foto.