1 de julho de 2022

São Bernardo leva 150 esportistas aos Jogos Estaduais da Melhor Idade

Mais visitadas

Cidade vai participar de todas as 14 modalidades do torneio voltado à melhor idade, realizado na Praia Grande

delegação de atletas e técnicos de São Bernardo
Cidade vai participar de todas as 14 modalidades do torneio voltado à melhor idade, realizado na Praia Grande. Foto: Divulgação

São Bernardo irá marcar forte presença na terceira etapa do Jomi (Jogos Estaduais da Melhor Idade) 2022, sediada na Praia Grande, que ocorre no período de 17 a 22 de maio. A delegação completa da cidade será representada por 150 pessoas, entre atletas e equipe técnica. O município vai participar de todas as 14 modalidades do torneio, rebatizado, anteriormente denominado Jori (Jogos Regionais do Idoso). A fase é classificatória à etapa estadual, que será em Presidente Prudente, entre 9 e 13 de julho.

A competição, que é o principal torneio esportivo voltado à terceira idade no Estado, contabilizando a participação de atletas acima de 60 anos, funciona no formato de olimpíada regional, com disputas das modalidades de Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Truco, Voleibol Adaptado e Xadrez, nas categorias feminino e masculino – a integralidade destas modalidades vai registrar adesão de atletas de São Bernardo.

O Jomi retorna à ativa depois de dois anos com o calendário esportivo prejudicado pela pandemia de Covid. O evento recebeu o novo nome a partir da fase final de 2019 – o Jori teve, até então, 23 edições coordenadas pela Secretaria Estadual de Esportes em conjunto com as cidades-sede. A realização dos jogos foi cancelada em 2020 e 2021 em decorrência do agravamento da crise sanitária. Neste ano, as etapas iniciais do torneio já aconteceram nos municípios de Campos do Jordão e Casa Branca, respectivamente.

“É uma competição de grande importância no âmbito paulista, a principal direcionada para o público com mais de 60 anos, e oficializa o resgate da participação dos atletas da melhor idade às atividades esportivas regionais. Com a retomada, o torneio volta a propiciar, sobretudo, a socialização e troca de experiências entre os atletas inscritos das cidades envolvidas no Jomi”, pontuou o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Alex Mognon.

Prática

Os Jogos da Melhor Idade têm como objetivo favorecer o desenvolvimento da prática esportiva nas cidades de São Paulo, dentro desta faixa etária, por meio da competição na esfera estadual, incentivando atletas ou equipes em cada uma das regiões para participação no torneio, o que contribui ao aprimoramento técnico das diversas modalidades colocadas em disputa.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações