VOLTAR
  • Cidades

São Bernardo amplia efetivo da GCM com  77 novos profissionais

Prefeito Orlando Morando participou de cerimônia para incorporação de 57 homens e 20 mulheres à segurança municipal nesta quarta-feira  

  • Prefeito Orlando Morando participou de cerimônia para incorporação de 57 homens e 20 mulheres à segurança municipal nesta quarta-feira.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto  
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/07/2020
  • Compartilhar:

Prefeito Orlando Morando participou de cerimônia para incorporação de 57 homens e 20 mulheres à segurança municipal nesta quarta-feira  

Prefeito Orlando Morando participou de cerimônia para incorporação de 57 homens e 20 mulheres à segurança municipal nesta quarta-feira. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

 

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Bernardo recebeu, nesta quarta-feira (1º/07), o reforço de 77 profissionais. São 57 homens e 20 mulheres que concluíram o 12º curso de formação do município e passam a integrar o efetivo municipal. No total, a GCM da cidade passa a contar com 875 agentes, se consolidando como a maior do Grande ABC e uma das maiores do Estado.

A tradicional cerimônia de formatura foi realizada na Esplanada do Paço na manhã desta quarta-feira (1º/07) e, devido ao período de pandemia causada pelo Coronavírus, foi restrita aos formandos e autoridades. “Sabemos que é um dia de orgulho para muitas famílias e gostaríamos de estar fazendo uma enorme festa, mas, infelizmente, não podemos ter aglomerações. A pandemia é uma realidade e precisamos evitar a proliferação do vírus e proteger a nossa população. Quero parabenizar esses agentes, que fizeram a opção de vida de apoiar a Segurança Pública de São Bernardo e garantir mais proteção ao nosso povo”, observa o prefeito Orlando Morando.

Os 77 novos GCMs de São Bernardo foram selecionados por meio de concurso público que contou com a participação de 5.600 pessoas e submetidos à rigorosa formação no período de 17 de fevereiro e 06 de junho. Foram 550 horas de capacitação envolvendo 34 disciplinas em áreas como princípios éticos, direitos humanos, armamento, defesa pessoal, primeiros socorros e preservação ambiental. Os primeiros colocados da turma, Luan de Souza Dantas e Elisangela Mari da Silva, com notas 8,25 e 8,99, respectivamente, foram condecorados com honraria especial.

O evento também contou com a participação do assessor especial de Gabinete, coronel Carlos Alberto dos Santos; do secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, Aparecido Chaves de Sousa; da comandante da GCM de São Bernardo, Claudia Coelho; do diretor do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana do Grande ABC, major Edson Lima; e do comandante da Polícia Militar no Grande ABC, coronel Ronaldo Gonçalves Faro.

INVESTIMENTO – Desde o início da gestão, em 2017, a Segurança Pública configura como uma das prioridades do governo Orlando Morando. Além da ampliação do efetivo da GCM, a categoria foi contemplada com o maior plano de valorização e reestruturação de carreiras da história da GCM de São Bernardo, em 2019.

“Abandonamos o discurso de que Segurança Pública é um dever do Estado e adotamos a postura de integração. Fizemos o maior investimento da história da GCM do município, tanto em novas contratações, melhora e construção de edificações por toda a cidade, renovação da frota, que passou a ter 50 novas viaturas, e modernização do armamento. Governar é priorizar e, em São Bernardo, a Segurança Pública é uma das nossas prioridades”, ressalta o prefeito.

PARCERIA – Na última terça-feira (30/06), em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura realizou a entrega de cinco novas instalações para as forças de segurança que atuam no município, sendo duas delegacias especializadas – Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) no Jardim do Mar, sendo a primeira com funcionamento 24 horas do Grande ABC, e Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes Contra o Meio Ambiente (Dicma), no Centro, – dois Distritos Policiais para a Polícia Civil (4º DP no Riacho Grande e 2º DP no Rudge Ramos) e o prédio do 6º Batalhão da Polícia Militar, no Jardim Calux.

Outra melhoria feita em parceria com o Governo do Estado foi a inauguração do Centro de Operações Integradas de Combate ao Crime (COI), instalado na Avenida Redenção, no Centro, em 2019. O espaço também recebeu o Baep (Batalhão Especial da Polícia Militar) e abrange ainda as operações do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além da GCM e Defesa Civil.