Santo André retoma aulas presenciais na rede pública em 24 de maio

Mais visitadas

Retorno nas escolas municipais ocorrerá de forma gradual, começando pelo ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos

Santo André retoma aulas presenciais na rede pública em 24 de maio. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

As aulas presenciais na rede pública de ensino serão retomadas a partir de 24 de maio na cidade de Santo André. O retorno vale para as escolas municipais e estaduais e será oficializado por decreto do prefeito Paulo Serra que será divulgado nos próximos dias.

“A volta às aulas acontecerá de maneira gradual, com toda a segurança para que as nossas crianças recomecem a rotina escolar de forma presencial com a proteção e infraestrutura necessária. Para tanto, seguimos estruturando a Educação para que as ferramentas pedagógicas sejam acessíveis aos nossos alunos e complementem o ambiente de aprendizado”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Na rede municipal de ensino, a retomada das aulas acontecerá em etapas e não será obrigatória. Entre os dias 17 e 21 de maio, as escolas estarão abertas para acolhimento das famílias e esclarecimentos de dúvidas sobre o retorno das atividades presenciais.

Os primeiros a retornar, no dia 24 de maio, serão os alunos do ensino fundamental, que atende crianças com idade entre 5 e 10 anos, e os estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). No total, cerca de 19 mil alunos retornarão as atividades presenciais nesta primeira fase.

O retorno das aulas presenciais na educação infantil, que atende alunos com idades entre 4 e 5 anos, em um total de aproximadamente 10 mil estudantes, está previsto para acontecer em 31 de maio. As cerca de 8.700 crianças atendidas em creches, com idade até 3 anos, voltam a partir de 7 de junho.

O formato de retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais será definido pelo Governo do Estado.

Regras – Na rede municipal de ensino, as turmas serão compostas por 35% do total de alunos matriculados em cada sala.  Para que todos voltem às aulas presenciais, mas também seja garantido o distanciamento social dentro das classes, o revezamento será semanal, ou seja, cada grupo de alunos assistirá aulas presenciais por uma semana, e na semana seguinte fica em casa para dar lugar a outro grupo. As escolas comunicarão as famílias sobre a data de retorno de cada aluno.

Como a rotina mesclará aulas presenciais com o ensino remoto, a Prefeitura de Santo André adquiriu 568 computadores, 70 computadores com webcam e 50 notebooks, que foram instalados nas salas de aula e têm acesso à internet. Devido à recente parceria do município com a Microsoft para o uso da plataforma Teams, as aulas poderão ser gravadas e assistidas pelos alunos que estão em casa.

Além disso, durante a fase de adaptação de alunos e escolas ao retorno das aulas presenciais, o tempo de permanência dos estudantes nas escolas será reduzido a três horas. A iniciativa visa evitar aglomerações durante a entrada e saída dos alunos, que poderiam ocorrer caso houvesse turmas chegando e saindo das escolas ao mesmo tempo.

Para receber os alunos com toda a segurança, as escolas municipais de Santo André adequaram seus espaços para o cumprimento dos protocolos de segurança, como a retirada de carteiras das salas de aula, marcações no chão para o distanciamento dos alunos e colocação de dispositivos com álcool em gel por diversos pontos.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações