VOLTAR
  • Economia

Santo André realiza integração ao programa Meu Emprego

Plataforma reúne cursos de qualificação profissional promovidos pelo Governo do Estado

  • Evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato.
    Foto: Divulgação/Helber Aggio
  • Por: Redação
  • Publicado em: 04/06/2019
  • Compartilhar:

 Plataforma reúne cursos de qualificação profissional promovidos pelo Governo do Estado

 

Evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato. Foto: Divulgação/Helber Aggio

 

 

Nesta terça-feira (04/04) foi lançado o Programa Meu Emprego, uma plataforma digital que reúne todas as iniciativas gratuitas de qualificação profissional realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato.

O sistema além de unificar as qualificações profissionais, também disponibiliza a opção para registro de cursos pelas prefeituras paulistas, a fim de atender as demandas atuais do mercado de trabalho, com mão de obra qualificada. Os cursos, com duração de até 100 horas são promovidos pelo Estado de São Paulo em parceria com os municípios, por meio do Centro Paula Souza e de outras organizações. Com o programa, o número de vagas de qualificação foi ampliado em 25% em todo o Estado, passando de 103 mil, para 130 mil vagas.

O programa confirma o que a gente tem feito em Santo André que é cuidar da desburocratização, estímulo ao empreendedorismo, criar cada vez mais vagas de empregos para minimizar o grande problema que o país enfrenta hoje, que é a falta de emprego. O principal motivo deste encontro são as políticas públicas, emprego e com isso a gente passa a ter uma cidade, um estado e um país cada vez mais seguro, com mais oportunidade e mais qualificação”, afirmou Evandro Banzato.

Os programas de qualificação e empregabilidade oferecidos pelo governo estadual são: Meu Emprego Cidadão Trabalhador, programa emergencial de auxílio-desemprego, que proporciona qualificação profissional e renda para cidadãos que estão desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social; Meu Emprego Pró-Egresso, onde os egressos recebem apoio para obtenção da carteira profissional e são inseridos em iniciativas de qualificação profissional e intermediação de mão de obra; Meu Emprego Trabalho Inclusivo, que tem como objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e conscientizar o empresariado; Via Rápida, que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional de curta duração, de 100 horas a 160 horas, para jovens e adultos em busca de uma oportunidade no mercado ou de geração de renda; Via Rápida Expresso/Escola Mais Bonita, que oferece cursos de qualificação profissional básica de curta duração na área de construção civil, especificamente de pintor de obras e edificações, com enfoque na qualificação profissional para a reintegração social; São Paulo Criativo, uma iniciativa com enfoque na qualificação e formação profissional para o desenvolvimento da criatividade, em um ambiente de aprendizagem que favorece a inovação e o empreendedorismo; Novotec, que dá oportunidade aos alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de cursarem também o Ensino Técnico profissionalizante, além do Fundo Social de Solidariedade, que oferece diversas qualificações gratuitas para munícipes em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo do Meu Emprego é gerar um milhão de empregos em quatro anos. Para utilizar a plataforma basta acessar o http://www.meuemprego.sp.gov.br/. O site é mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e funciona da seguinte forma, após identificar o contexto econômico e social da cidade e articular as necessidades de qualificação para empregabilidade e empreendedorismo, são cadastrados os pedidos de qualificação profissional no portal. Após a análise do Estado, os cursos são executados com engajamento da Prefeitura, Estado e mercado local, aumentando as oportunidades de emprego e geração de renda.