VOLTAR
  • Cidades

Com COI, Santo André integra monitoramento de segurança e trânsito

 Vice-governador participou de entrega de centro que reúne imagens de 300 câmeras de segurança; durante fase experimental 1º flagrante foi roubo a sacolão no domingo

  •  Vice-governador, Rodrigo Garcia, participou de entrega de centro que reúne imagens de 300 câmeras de segurança.
    Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/06/2019
  • Compartilhar:

 Vice-governador participou de entrega de centro que reúne imagens de 300 câmeras de segurança; durante fase experimental 1º flagrante foi roubo a sacolão no domingo

 

coi

Vice-governador, Rodrigo Garcia, participou de entrega de centro que reúne imagens de 300 câmeras de segurança. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

 

Com a presença do vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM), o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), inaugurou nesta terça-feira (18/06) o COI (Centro de Operações Integradas), que funcionará no 3° andar da Prefeitura. De acordo com o chefe do Executivo, a importância desse centro é reunir imagens das mais de 300 câmeras, que monitoram o trânsito e a segurança pública de forma simultânea.

O primeiro flagrante feito durante a fase experimental foi um roubo a um sacolão na avenida Queiroz Filho, na Vila Humaitá, neste domingo (16/06). PM (Polícia Militar) e GCM (Guarda Civil Municipal) chegaram no momento do roubo e, na troca de tiros, um bandido foi morto e outro ficou gravemente ferido.

A Prefeitura investiu na instalação e compra de equipamentos e softwares R$ 4,2 milhões. Paulo Serra afirmou que uma novidade é que serão instaladas até o fim deste ano câmeras nas escolas e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Neste ano, já houve vários casos de invasões de bandidos a equipamentos públicos.

Ainda em 2019 também serão instaladas no transporte público câmeras com tecnologia de detecção facial, sendo que os ônibus serão monitorados por GPS. As viaturas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também serão monitoradas.

 

coi

Sala monitoramento flagou roubo em sacolão na Vila Humaitá, no domingo. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

 

O vice-governador acredita na expansão do COI para outras Prefeituras e ressaltou que Santo André é pioneira e modelo para outros municípios. “Nós viemos cumprimentar iniciativa dessa integração dos sistemas municipal e estadual. Queremos replicar em outros municípios, mas isso depende dos prefeitos. Tem participação do estado, mas é o prefeito que tem de buscar parceria”, afirmou Rodrigo Garcia.

O secretário de Segurança de Santo André, Edson Sardano, também acredita que o COI ajudará a diminuir os índices de criminalidade por meio do monitoramento. O COI é uma união de esforços em torno da segurança pública e toda essa tecnologia nos oferecem possibilidades ilimitadas”, disse Sardano ao acrescentar que periodicamente há reuniões entre o Executivo, GCM e Polícias Civil e Militar para traçar ações de combate à violência na cidade.

O COI também contará a PM (Polícia Militar) para patrulhamento por meio das imagens.