Santo André firma convênio com CPTM para construção de nova estação de trem
Próximo passo é a publicação do edital de Manifestação de Interesse Privado, para viabilizar elaboração do projeto executivo da obra
Próximo passo é a publicação do edital de Manifestação de Interesse Privado, para viabilizar elaboração do projeto executivo da obra
A Prefeitura de Santo André e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) firmaram convênio visando a construção de uma nova estação de trem na cidade, entre as estações Capuava e Prefeito Celso Daniel – Santo André da linha 10-Turquesa.
Desde o início da atual administração, o prefeito Paulo Serra procurou o Governo do Estado e a Secretaria de Transportes Metropolitanos com o objetivo de viabilizar o processo de implantação da nova estação. Por meio de diversas reuniões técnicas com as equipes de projetos da CPTM, ficou acordada uma cooperação mútua para viabilizar a construção, oficializada agora com a assinatura do convênio.
O objetivo da Prefeitura é contar com o apoio da iniciativa privada para viabilizar o próximo passo da iniciativa, que é a elaboração do projeto executivo da futura estação. Nas próximas semanas, a administração irá publicar edital de Manifestação de Interesse Privado (MIP) para que empresas dispostas a elaborar o projeto possam se apresentar.
“Mais um importante avanço para a Mobilidade Urbana de Santo André. Agora, com o aval da CPTM, poderemos desenvolver o melhor projeto e buscar as parcerias necessárias para a construção da estação, que reorganizaria o fluxo das linhas municipais, desafogando o fluxo especialmente no Centro da cidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra. “Com criatividade e boa gestão estamos tentando viabilizar esta obra sem dinheiro público, uma vez que o Estado ainda não garantiu os recursos”, concluiu.
A iniciativa privada vai elaborar o projeto da nova estação com supervisão da CPTM e da Prefeitura. A área para a execução da nova estação será definida após a elaboração do projeto, mas a expectativa é que a mesma seja instalada na região onde funcionava a antiga Parada Pirelli, desativada em 2006.