VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Sabina é opção de passeio no feriado prolongado

Atrações do espaço poderão ser visitadas durante os dois dias de feriado e no final de semana; só não haverá atendimento na sexta (16/11) e na segunda (19/11)

  • Pinquinário é uma das atração da Sabina.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 14/11/2018
  • Compartilhar:

 Atrações do espaço poderão ser visitadas durante os dois dias de feriado e no final de semana; só não haverá atendimento na sexta (16/11) e na segunda (19/11)

 

sabina

Pinquinário é uma das atração da Sabina. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

Quem não for viajar neste feriado prolongado tem a opção de curtir as atrações da Sabina Escola Parque do Conhecimento, espaço dedicado ao ensino de ciências e artes por meio da interatividade e uma ótima opção de diversão para crianças e adultos. A Sabina estará aberta para o público nos feriados desta quinta-feira (15/11), dia da Proclamação da República, e de terça-feira (20/11), dia da Consciência Negra, além do sábado (17/11) e domingo (18/11). O espaço permanecerá fechado para manutenção apenas na sexta-feira (16/11) e na segunda-feira (19/11).

Os portões da Sabina abrem às 9h30, com os monitores já a postos para tirar as dúvidas dos visitantes. Também está a postos, logo na entrada da Sabina, o robozinho Bit, que dá as boas vindas a quem chega. A partir daí é só explorar o pavilhão de dois andares que abriga, por exemplo, uma réplica em tamanho natural de um Tyranossaurus Rex, com 12,8 metros de comprimento, um Ceratossauro robô animatrônico, que se mexe e emite sons de dinossauro, um Pinguinário com 28 pinguins-de-magalhães, duas jibóias (Leopoldo e José) no terrário, e um tubarão lixa com duas moréias no aquário.

Os visitantes também podem sobrevoar Santo André e fazer um mergulho no mar, para conhecer o fundo do mar na área preservada da Laje de Santos, com a ajuda da Nave Simuladora, ou ainda, experimentar a sensação de estar em um terremoto no simulador “Furia da Natureza”. Para os pequenos, a Tenda Sensorial proporciona uma experiência divertida de descoberta dos sentidos. Os sentidos também são o foco do Jardim Sensorial, que fica do lado de fora do pavilhão, mas é ao ar livre, voltado para crianças com idade acima dos 4 anos de idade e para os adultos. Não é preciso pagar ingresso para visitar esta atração.

Tudo isso sem contar os experimentos interativos de física, química e biologia do piso superior. Entre eles estão o famoso Gerador de Van De Graaf, que deixa os cabelos em pé, provocando muitas risadas dos visitantes, e a bicicleta geradora de energia. O visitante pode ouvir música no rádio com a energia que produz ao pedalar.

A Sabina abriga, ainda, desde 2017, o Espaço Permanente do Acervo de Arte Contemporânea, antiga Pinacoteca, que conta com exposições de obras que compõem o patrimônio artístico cultural formado ao longo dos últimos 40 anos, com destaque para artistas de Santo André e da região, como Luiz Sacilotto (1924-2003), Edson Lourenço (1955), Sandra Cinto (1968) e Giovani Caramello (1990).

Planetário

Um dos mais modernos planetários da América Latina se encontra na Sabina. O Planetário e Cinedome de Santo André, com capacidade para 247 pessoas, é um dos únicos com sistemas de projeção ótico e digital funcionando de forma sincronizada para reproduzir quase 6 mil estrelas pontuais, com brilho, cores e cintilações semelhantes aos da natureza. A sessão dura cerca de 40 minutos com imagens produzidas por dois projetores integrados para exibirem imagens em 360° (full dome) com altíssima qualidade. As sessões acontecem aos finais de semana e feriados em dois horários: às 11h e às 15h.

Mais informações sobre a Sabina e o Planetário e Cinedome pode ser obtidas no site http://sabina.santoandre.sp.gov.br/