São Bernardo regulamenta o transporte de animais domésticos nos ônibus

Mais visitadas

Projeto foi aprovado nesta quarta-feira na Câmara Municipal e permite o transporte de pets com até 10 quilos

 

animais domésticos
Pets de pequenos portes poderão ser transportados nos ônibus mediante pagamento de tarifa. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

 

A Prefeitura de São Bernardo garantiu nesta quarta-feira (14/11) a regulamentação do transporte de animais domésticos de pequeno porte nos ônibus municipais. O projeto de lei aprovado na Câmara – por 20 votos e 1 abstenção -, permite o transporte de pets com até 10 quilos, desde que estejam acondicionados em caixa com travamento que impeça a sua saída e à prova de vazamentos. Esse transporte será feito mediante a cobrança de tarifa regular da linha. O passageiro deve carregar a caixa no colo ou embaixo de seu assento.

A medida passa a valer a partir de sua publicação nos atos oficiais, o que deve acontecer nesta sexta-feira (23/11). O projeto de lei foi encaminhado pelo Executivo e tem o objetivo de atender os munícipes que possuem animais domésticos e que não têm condições de arcar com o custo de transporte dos seus pets para o veterinário. Sabemos que o serviço de transporte particular é caríssimo e que, muitas vezes, chega a custar o valor equivalente a uma consulta com o médico veterinário.

Segundo o prefeito em exercício, Pery Cartola, a saúde dos animais está ligada à humana e, por essa razão, o Poder Público tem a obrigação de facilitar os meios para que a população de baixa renda possa cuidar de seus animais domésticos. “Lembrando que a responsabilidade pela integridade física do animal durante o trajeto é de seu proprietário, os quais também podem responder por eventuais danos causados a terceiros”, disse.

Para que o munícipe possa ter direito de fazer o transporte de seu bichinho, além do animal ter até 10 quilos e estar acondicionado em caixa própria, é necessário apresentar, sempre que solicitado, o certificado de vacina atualizado, emitido por médico veterinário registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Além disso, o embarque e desembarque não podem prejudicar o cumprimento do funcionamento da linha e o transporte fica limitado a dois animais a bordo do veículo, por viagem. Fica proibido o transporte de animais com peso acima de 10 quilos e que por sua espécie, ferocidade ou peçonha comprometa a segurança dos demais passageiros e condutores.

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações