VOLTAR
  • Cidades

Sabesp amplia tratamento de esgoto em Sto.André e despolui 3 córregos  

Companhia comemora dois anos no município elevando para 65% o índice de  esgoto tratado e com mais benefícios ao meio ambiente e à qualidade de vida

  • Sabesp amplia tratamento de esgoto em Sto.André e despolui 3 córregos .
    Foto: Divulgação/PSA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/09/2021
  • Compartilhar:

Companhia comemora dois anos no município elevando para 65% o índice de  esgoto tratado e com mais benefícios ao meio ambiente e à qualidade de vida

Sabesp amplia tratamento de esgoto em Santo André e despolui 3 córregos . Foto: Divulgação/PSA

A Sabesp entregou nesta quarta-feira (22/09) à população de  Santo André mais três córregos despoluídos graças às obras de ampliação do  serviço de esgotamento sanitário executadas pela Companhia no município.

As entregas fazem parte das atividades para comemorar os dois anos da  chegada da Sabesp ao município e se somam a outros quatro córregos já  beneficiados pelos trabalhos executados para ampliar a coleta e o  tratamento de esgoto no período.

Os córregos Beraldo, Bahamas e Capuava estão livres da poluição causada  pelo esgoto depois da Sabesp ampliar a coleta para 3,5 mil imóveis,  beneficiando cerca de 14 mil moradores da região. Com isso, mais 26 litros  por segundo de esgoto passaram a ser enviados para tratamento, atendendo  diretamente os bairros Campestre, Santa Maria, Jardim Vila Alpina, Vila  Guiomar, Jardim das Maravilhas, Jardim Alzira Franco, Parque Capuava e  Polo Petroquímico de Capuava.

Antes, a Sabesp já havia despoluído os córregos Itrapoã, Utinga, Comprido  e Cassaquera, resultado das obras executadas desde que a Companhia assumiu  os serviços de saneamento em Santo André e que já haviam elevado o índice  de tratamento de 42% para a casa dos 60%. Com os serviços que despoluíram  os três córregos agora entregues, o índice de tratamento de esgoto de  Santo André passa a 65%, um aumento de 23 pontos percentuais em dois anos.

A entrega teve a participação do superintendente da Unidade de Negócio  Centro da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, e do prefeito Paulo Serra.

Entrega teve a participação do superintendente da Unidade de Negócio  Centro da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, e do prefeito Paulo Serra e de funcionários da companhia. Foto: Divulgação

Quando a Sabesp assumiu os serviços de água e esgoto do município, a  cidade tratava 441 litros de esgoto por segundo, atendendo 189 mil  moradores. Com a conclusão das obras que despoluíram os sete córregos já  beneficiados, o volume tratado aumentou em mais 236 l/s, alcançando outros

233 mil moradores de Santo André. Com isso, a população atendida pela  coleta e tratamento de esgoto chegou a 422 mil andreenses e o total de  esgoto tratado passa para 677 litros por segundo.

Para obter esses resultados, a Companhia fez 14,3 mil novas ligações de  esgoto e implantou 2,5 km de redes de esgotamento sanitário a fim de  atender a população. A Sabesp também está executando obras no Parque  Central e nos córregos Guarará, Dona Laura, Jardim Santo André e Sigma.

Ainda em 2021 serão entregues despoluídos os córregos Sorocaba, Jundiaí e  Maurício de Medeiros. Os investimentos em obras de esgoto realizadas e em  andamento na cidade totalizam cerca de R$ 76 milhões. A meta para 2022 é  chegar a 75% de esgoto tratado no município.

 

A ampliação do esgotamento sanitário tem impacto positivo direto na  qualidade de vida de Santo André e beneficia o meio ambiente não apenas no  município. A despoluição dos córregos também contribui para o Projeto  Tietê, ao reduzir o volume de esgoto que chega ao principal curso d’água  paulista através do rio Tamanduateí. A Sabesp também iniciou na  segunda-feira (20/9) as obras de implantação do sistema que vai coletar e  tratar todo o esgoto gerado no Recreio da Borda do Campo. Os trabalhos  preveem a instalação de quatro estações para bombeamento do esgoto e  redes, com investimento de R$ 15 milhões para beneficiar os 10 mil  moradores do bairro.