S.Caetano inicia nesta terça testes contra covid-19 em 15 mil moradores de cortiços

Prefeitura já fez testagem em 31 mil moradores, o que representa 19% da população da cidade

 

Prefeitura de São Caetano já fez testagem em 31 mil moradores, o que representa 19% da população da cidade. Foto: Divulgação/PSCS-Eric Romero

 

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciará terça-feira (16/06), às 10h, a testagem em massa em habitações coletivas, popularmente conhecidas como cortiços. O objetivo é identificar, especialmente, pessoas que contraíram o coronavírus e não apresentaram sintomas, e que, sem o diagnóstico, são potenciais transmissores da covid-19.

Profissionais da Secretaria de Saúde realizarão o teste rápido em todos os 15 mil moradores de cortiços da cidade. O resultado de cada exame sai em até 15 minutos. Para assegurar que os positivados não transmitam a doença a outras pessoas, a Prefeitura os convidará a cumprir o período de isolamento no Crais (Centro de Referência de Acolhimento e Isolamento Social), criado especialmente para esta ação.

“Queremos identificar os assintomáticos, que estão sem nenhum grau de isolamento social, para que eles não sejam transmissores do coronavírus”, enfatiza o prefeito José Auricchio Júnior.

O Crais funcionará no 5º andar do Hospital São Caetano, já a partir de terça-feira, com 100 vagas. “É um serviço de hotelaria para garantir o isolamento necessário, com conforto, alimentação e supervisão médica”, conclui o chefe do Executivo. As pessoas atendidas não terão qualquer tipo de contato com os pacientes internados no Hospital de Campanha, montado no 3º e 4º andares.

Este é o quinto programa de testes da municipalidade contra a covid-19. Somando os atendimentos no Drive Thru, no Disque Coronavírus, nos bloqueios de trânsito e no Inquérito Epidemiológico, 31 mil moradores já foram testados, o que representa 19% da população da cidade.