VOLTAR
  • Cidades

S.Bernardo suspende toque de recolher e libera teatro e campo de futebol

Anuncio foi feito pelo prefeito Orlando Morando na noite desta quarta-feira

  • Em pouco mais de quatro meses de vigência, operação orientou mais de 128 mil pessoas em pontos de bloqueios e em atendimentos realizados pela GCM de São Bernardo.
    Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin 
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/07/2021
  • Compartilhar:

Anuncio foi feito pelo prefeito Orlando Morando na noite desta quarta-feira

S.Bernardo suspende toque de recolher e libera teatro e campo de futebol. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassin

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), anunciou em live realizada na noite desta quarta-feira (07/07) que a partir desta sexta-feira (09/07) não haverá mais o toque de recolher na cidade.

O horário de funcionamento do comércio também vai de 21h para 22h, com tolerância até 23h. O prefeito informou que também serão liberados os teatros, centros esportivos e campos de futebol.

Orlando Morando afirmou que a medida é possível porque houve redução de casos e também de internações. A ocupação dos leitos de UTI estão em 49%  e os de enfermaria 39%. “Graças a Deus, estamos conseguindo controlar a doença e a ocupação dos leitos está abaixo de 50%”, disse ao prefeito ao ressaltar a questão da vacinação. São Bernardo já imunizou 62% da população.

O prefeito afirmou que os estabelecimentos comerciais agora poder er 60% da ocupação. Atualmente está em 40%.

Último Toque de Recolher

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), desmobilizou, no último fim de semana, 20 aglomerações em vias públicas, por meio da Operação Toque de Recolher. A ação visava fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias para contenção do avanço da pandemia. Entre sexta-feira e domingo (02 a 04/07), 1.230 pessoas foram dispersadas pelos agentes de segurança. No período, também ocorreram quatro pancadões, com 1.280 pessoas, no total, sendo que em um deles foi necessário o uso de munição química.

No período, a Guarda Civil Municipal também atendeu outros 299 chamados de perturbação do sossego. A ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), ao atender uma destas ocorrências, abordou três motoqueiros acusados de fazer arrastões no Jardim Silvina. Durante a busca pessoal, foi encontrado um celular – que, segundo os moradores da região, teria sido furtado de uma senhora em um ponto de ônibus. Todos foram encaminhados para o 1º DP.

Durante a operação, houve também a dispersão de aglomeração em eventos irregulares realizados no Rudge Ramos, Parque São Diogo, Centro, Santa Terezinha, DER, Vila Ferreira, Jardim Nascimento, Bairro dos Casas, Montanhão, Jardim Calux, Cooperativa, Sítio Bom Jesus, Nova Petrópolis, Alvarenga, Jardim Thelma, Vila São Silvério e Batistini.

“As baixas temperaturas coibiram a realização de pancadões neste último fim de semana. Isso não significa que a GCM tenha baixado a guarda. Embora estejamos avançando na vacinação, os agentes de segurança continuam fiscalizando para combater pancadões e festas irregulares, que promovem aglomerações”, disse o prefeito Orlando Morando.

MAIS FISCALIZAÇÃO

No fim de semana, a Guarda Civil Municipal abordou 873 veículos e promoveu orientação em relação ao Toque de Recolher, que ocorre das 22h às 4h. No período do Toque de Recolher, está autorizada apenas a circulação de pessoas que estejam a caminho de serviços de urgência e emergência, farmácias, hospitais veterinários, bem como trabalhadores da indústria, telecomunicações e segurança.