VOLTAR
  • Cultura e Lazer

S.Bernardo promove 2º Festival de Jogos e Brincadeiras neste sábado

Atividade, que integra o calendário de festejos pelos 470 anos do município, é realizada em 201 unidades escolares e no Cenforpe

  • S.Bernardo promove 2º Festival de Jogos e Brincadeiras neste sábado.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 04/08/2023
  • Compartilhar:

Atividade, que integra o calendário de festejos pelos 470 anos do município, é realizada em 201 unidades escolares e no Cenforpe

Bicicleta

S.Bernardo promove 2º Festival de Jogos e Brincadeiras neste sábado. Foto: Divulgação

Um dia de diversão e ampliação de repertório, reunindo equipes escolares, familiares e estudantes da rede municipal de educação de São Bernardo. Essa é a proposta da segunda edição do Festival de Jogos e Brincadeiras, evento que integra o calendário de festejos em comemoração aos 470 anos do município, e que será realizado neste sábado (05/08), das 9h às 13h, no Cenforpe (Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto) e, também, em 159 EMEBs e 42 creches parceiras da cidade.

Conforme explica a secretária de Educação de São Bernardo, Sílvia Donnini, a intenção do encontro é promover um resgate histórico dos jogos e brincadeiras, além de proporcionar à comunidade escolar experiências que fortaleçam os vínculos familiares e contribuam para seu desenvolvimento. “A parceria entre escola e família é fundamental para a Educação. Somos uma grande comunidade cujo objetivo principal é garantir a preservação dos direitos das nossas crianças”, ressalta.

Entre as atividades programadas para ocorrer durante o evento, destaque para o torneio de damas olímpicas que será realizado no Cenforpe, competição em que cada unidade escolar poderá inscrever dois alunos. Os participantes mais bem colocados serão premiados com computador (1º lugar), smartphone (2º lugar) e tablet (3º lugar). O 2º Festival de Jogos e brincadeiras também contará com torneio de cubo mágico, estações de jogos de raciocínio, circuito de brincadeiras tradicionais, jogos tecnológicos e apresentações culturais.

PARCERIA

O 2º Festival de Jogos e brincadeiras é organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo, em parceria com a Mind Lab, que colabora com o desenvolvimento de cerca de 43 mil estudantes da rede municipal a partir de metodologia que utiliza jogos de raciocínio como recursos para o desenvolvimento das funções socioemocionais e cognitivas dos alunos. Os conteúdos são alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e possibilitam melhorias na prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos estudantes de forma colaborativa.

VALORIZAÇÃO DO BRINCAR

Em São Bernardo, a rede municipal de Educação mantém diversos programas e projetos que valorizam o brincar. Exemplo é a Semana Municipal do Brincar, realizada anualmente na semana que compreende o Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, conforme a Lei Municipal nº 7.211, de 18 de maio de 2023. Neste período, as unidades escolares desenvolvem atividades centradas em brincadeiras, jogos, ginástica e movimentos expressivos, as artes visuais, música, dança, teatro, cursos, palestras, oficinas, seminários e outras ações, com vistas à sensibilização e ao engajamento da comunidade.