VOLTAR
  • Variedades

Vida longa e saudável é desejo que se conquista diariamente

“São as escolhas que fazemos todo dia que vão definir a qualidade de vida que teremos”, a afirmação é da aposentada Solange Oliveira

  • Vida longa e saudável é desejo que se conquista diariamente.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 04/08/2023
  • Compartilhar:

“São as escolhas que fazemos todo dia que vão definir a qualidade de vida que teremos”, a afirmação é da aposentada Solange Oliveira

Dona Solange aposentada

Vida longa e saudável é desejo que se conquista diariamente. Foto: Divulgação

Escolhido em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz, o Dia Nacional da Saúde é celebrado no dia 5 de agosto, data do seu nascimento e tem por objetivo a conscientização sobre a importância da educação sanitária e da adoção de um estilo de vida saudável, fatores fundamentais para a qualidade de vida da população brasileira.

Dados de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a expectativa de vida do brasileiro chegou a 77 anos – próxima da expectativa de vida global que é de 73,4 anos, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Ainda de acordo com a organização, em todo o mundo há mais de 621 mil pessoas com mais de 100 anos e a tendência é que esse número ultrapasse 1 milhão até o final desta década.

A aposentada Solange Gonçalves de Oliveira, completou 73 anos esse ano e é um exemplo de como um estilo de vida saudável impacta positivamente sobre a saúde e a longevidade, contribuindo para qualidade de vida na 3ª idade, que é cada vez mais longa.

“Sempre me preocupei com a minha saúde e já fui muito criticada por isso. Até hoje ainda escuto aqui e ali uma crítica sobre minha rotina, que inclui entre outras coisas atividade física diariamente e uma alimentação saudável, como se eu quisesse impedir a morte ou estivesse me negando a envelhecer. As pessoas não entendem que na verdade o que busco é ter disposição para desfrutar com qualidade a vida, até quando puder”, explica ela.

Autocuidado e bem estar são uma prioridade para a aposentada. Adepta a uma alimentação saudável, atividades físicas regulares, cuidados com a qualidade do sono, visitas ao médico e exames preventivos periódicos, ela mantém uma vida ativa e desfruta plenamente desta etapa da sua vida.

“Falo sempre para os meus filhos, saúde precisa estar na agenda do dia. Não podemos pensar nela só quando adoecemos. São as escolhas que fazemos todo dia que vão definir a qualidade de vida que teremos. É a quantidade de água que bebemos, o filtro solar que usamos, o tipo de comida que colocamos no prato, a qualidade do nosso sono, o quanto nos movimentamos e claro, os exames de rotina que precisamos fazer regularmente. São pequenas decisões que vão fazer a diferença.

“Hoje, o Brasil passa por um processo de transição demográfica, são quase 38 milhões de pessoas com 60 anos ou mais – número que alcança 18% da população e que deve superar o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos até 2030”, explica Leonardo Demambre Abreu, médico da família e coordenador médico da Amparo Saúde, empresa do Grupo Sabin.

“O aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população apontam para a necessidade de pensar a saúde dentro de uma nova realidade. É a medicina preventiva na perspectiva da saúde integral que pode fazer frente ao desafio de garantir mais qualidade de vida para uma população que pode viver cada vez mais”, completa o médico.

“Hoje, ainda vivemos o desafio de engajar nossos pacientes nos cuidados ao longo da vida. Vemos que ainda é mais fácil encontrar justificativas para adiar o cuidado do que aceitar o fato de que precisamos de um tempo para nós. Só paramos, quando nosso corpo acena com uma doença, mas cuidar da saúde não é só tratar doença. Precisamos romper barreiras sociais e culturais, para que as pessoas entendam a importância de adotar hábitos mais saudáveis que ofereçam a ela bem-estar físico e mental, para uma vida longe e plena”, ressalta ele.

“Esse é o nosso trabalho na atenção primária a saúde, onde promovemos o autocuidado apoiado, por meio de equipe formada por profissionais de saúde multidisciplinares e estratégias coordenadas com o paciente no centro do cuidado. Nosso papel é ir além do cuidar, é apoiá-lo e inspirá-lo nesta busca pelo bem-estar e saúde como um todo”, conclui Abreu.

Grupo Sabin | Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.

Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende mais de 6,5 milhões de clientes ao ano em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo.  Além disso, contempla serviços de atenção primária, contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde, e a plataforma integradora de serviços de saúde Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.