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S.Bernardo entrega 1º corredor exclusivo de ônibus e atenderá 33 mil usuários

Com 2,6 quilômetros de extensão, corredor da Avenida João Firmino, no bairro Assunção, reduzirá tempo de viagem em aproximadamente dez minutos

  • Primeiro corredor de ônibus na avenida João Firmino é inaugurado.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/06/2018
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 Com 2,6 quilômetros de extensão, corredor da Avenida João Firmino, no bairro Assunção, reduzirá tempo de viagem em aproximadamente dez minutos

Primeiro corredor de ônibus na avenida João Firmino é inaugurado. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

 

A Prefeitura de São Bernardo entregou nesta quinta-feira (07/06) o primeiro corredor exclusivo para o transporte coletivo, instalado na avenida João Firmino, no bairro Assunção. São 2,6 quilômetros de extensão, com canteiro central para embarque e desembarque à esquerda, ciclovia, novos abrigos para passageiros, sinalização e acessibilidade. A Prefeitura informou que serão atendidos por dia 33 mil passageiros dos bairros dos Casa, Assunção, Alves Dias, Alvarenga e área central.

O investimento atingiu R$ 11,9 milhões e engloba 12 paradas, sendo duas por sentido: Josefina Secol, Elis Regina, Cristiano Angeli, Álvaro Guimarães, KasatoMaru e PS Central. De acordo com a Prefeitura, 49 veículos farão essa nova operação, totalizando 600 viagens diárias.

O governo informou que inicialmente serão cinco linhas, que já percorrem toda extensão do corredor (05 – Jardim Laura/Paço, 5B – Parque dos Químicos, 07 – Cooperativa/Paço (que terá o itinerário alterado para percorrer o corredor nos dois sentidos), 9B – Circular São Pedro/Santo Inácio e 11 – Orquídeas/Paço) e que têm frota de veículos padrão e articulados (BRT), com possibilidades de portas do lado esquerdo.

Outras oito linhas que percorrem parcialmente a Avenida João Firmino não serão atendidas pelo corredor, mantendo as paradas na faixa à direita: 7A – Mizuho/Paço, 7N – Circular Jardim Nazareth/Rodoviária, 10 – Vila Ferreira/Paço, 17 – São Pedro/Três Marias via São Jorge, 36 – Paço/Jordanópolis via Vila Euro, 43 – Detroit/Pauliceia via Rudge Ramos, 156 – Diadema/São Bernardo, 255 – Terminal São Bernardo/Jardim Padre Anchieta.

O formato implementado prioriza a utilização do transporte público, em detrimento ao transporte individual, com objetivo de oferecer maior fluidez no trânsito, reduzindo o tempo de viagem dos coletivos e garantindo qualidade de vida aos usuários do sistema municipal. Em conjunto com os demais corredores atualmente em obras na cidade, a meta é dar maior eficiência à rede, por meio da implantação de subsistemas tronco-alimentados. A estimativa é que durante a operação inicial o tempo do trajeto dos coletivos seja otimizado em cinco minutos, sendo que após o período de adaptação do novo modelo, a redução deverá ser ampliada para dez minutos”, informou a Prefeitura, administrada pelo prefeito Orlando Morando (PSDB).