VOLTAR
  • Variedades

S.Bernardo e Sto.André iluminam Paços para campanha do Outubro Rosa

Mês é dedicado à prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama e atenção à saúde da mulher em toda a rede de Saúde municipal Para enfatizar a atenção aos cuidados da saúde da mulher durante o Outubro Rosa, o prédio do Executivo no Paço Municipal de São Bernardo ficou iluminado com […]

  • Prefeitura de São Bernardo ilumina prédio para campanha do Outubro Rosa.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 02/10/2021
  • Compartilhar:

Mês é dedicado à prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama e atenção à saúde da mulher em toda a rede de Saúde municipal

Prefeitura de São Bernardo ilumina prédio para campanha do Outubro Rosa. Foto: Divulgação/PSBC

Para enfatizar a atenção aos cuidados da saúde da mulher durante o Outubro Rosa, o prédio do Executivo no Paço Municipal de São Bernardo ficou iluminado com a coloração rosa, desde esta sexta-feira (1/10), durante todo o mês. O mesmo ocorreu com a prefeitura de Santo André.

A campanha do Outubro Rosa é dedicada à prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama e demais temas relacionados à saúde da mulher, com oferta de serviços em toda a rede de Saúde municipal. A iniciativa será patrocinada por uma empresa privada, sem despendimento de dinheiro público.

São Bernardo

Dentre as ações da rede municipal de Saúde de São Bernardo, as coletas de colpo citologia oncótica (Papanicolau) serão priorizadas nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por agendamento, de segunda a sexta-feira, na UBS de referência da paciente. A programação inclui ainda orientações e palestras e atualização da situação vacinal das mulheres, além de atendimento especial, no sábado (16/10), denominado ‘Dia D’, com as mesmas atividades, para mulheres que não puderem comparecer durante a semana.

Durante a cerimônia de iluminação do prédio do Executivo, que acendeu os 20 refletores de iluminação em LED na cor rosa, pela primeira vez, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhado da esposa e deputada estadual, Carla Morando, e do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, enfatizou que o Paço terá papel fundamental nesta conscientização, por estar no Centro da cidade e ser passagem para muitas pessoas.

“Precisamos chegar em todas as mulheres, principalmente, naquelas que estão há mais de dois anos sem realizar seus exames de rotina por causa da pandemia causada pelo Coronavírus. A prevenção continua sendo o melhor caminho, o câncer de mama ainda é a doença que mais acomete mulheres em todo o mundo”, declarou o chefe do Executivo.

2 ANOS DA UNIDADE MÓVEL DE MAMOGRAFIA – São Bernardo foi a primeira cidade do Grande ABC a ofertar a mamografia de forma itinerante por meio da Unidade Móvel, denominada Amiga do Peito, a partir de 2019. A importante ação, inaugurada nas comemorações de Outubro Rosa, permitiu com que a fila de espera pelo exame fosse zerada na rede municipal, com atual capacidade de ofertar até 4.000 procedimentos por mês.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, a iniciativa foi primordial na luta contra o câncer de mama e no diagnóstico precoce da doença. “É um exame que precisa ser feito anualmente, principalmente em mulher de 50 a 69 anos, a chamada idade de rastreio, onde a incidência do câncer é maior”, explicou.

PROGRAMAÇÃO – Entre os dias 4 e 8 de outubro, a unidade móvel de mamografia ficará estacionada no Centro de Atenção Integral à Saúde Da Mulher (CAISM), localizado na Rua Brasil, 350, Rudge Ramos. De 13 a 15, será a vez da UBS Baeta Neves, na Rua Giacinto Tognato, 1.100, receber o programa. Entre 18 e 20, o equipamento ficará na UBS Parque São Bernardo, na Rua dos Vianas, 3.570. E, do dia 25 a 27, na UBS Santa Cruz, na Rua Hugo Vieira Pinto, 381.

Durante a semana, o agendamento das mamografias de mulheres até 49 anos é realizado pela UBS de referência da paciente, que precisa comparecer ao local do exame com pedido médico. Já as mulheres com idade entre 50 e 69 anos não precisam de agendamento, nem do pedido médico para realização do procedimento. A unidade funciona das 8h às 17h, com último horário de agendamento às 16h.

DEMANDA LIVRE AOS SÁBADOS – Especialmente para o Outubro Rosa, a Unidade Móvel atenderá demanda livre nos sábados (16, 23 e 30) na Praça da Matriz, das 8h às 17h. Pacientes em idade de rastreamento, de 50 a 69 anos, não precisam de agendamento nem de pedido médico, e as pacientes até 49 anos serão atendidas mediante apresentação do pedido médico. Serão distribuídas 40 senhas no período da manhã e 40 no período da tarde, levando-se em consideração a capacidade do mamógrafo, que é de 80 exames por dia.

Santo André  

Além de iluminada, durante o mês de outubro, a Prefeitura de Santo André promoverá diversas atividades relacionadas à campanha de prevenção ao câncer de mama. Foto: Divulgação/PSA

Durante o mês de outubro, a Prefeitura de Santo André promoverá diversas atividades relacionadas à campanha de prevenção ao câncer de mama. O espelho d’água do Paço Municipal abre o mês com iluminação especial na cor rosa, tema da campanha.

Dentre as ações, a partir deste sábado (02/10) será realizada uma força-tarefa de exames de ultrassonografia e mamografia.

“A programação da saúde está estendida por todas as unidades de saúde da cidade. Não podemos esquecer de fazer o exame de mamografia e exame de papanicolau anualmente. Precisamos prevenir o câncer de mama e o câncer de colo de útero, temas tão debatidos no outubro rosa. Cuidamos da nossa família, dos nossos filhos e da nossa casa, agora é a hora de se cuidar. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa para você se cuidar”, comentou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.

A unidade de saúde da rede de atenção básica realizarão ações de orientações, roda de conversa, coleta de papanicolau, além de atividades voltadas ao bem estar e cuidado feminino.

Nesta sexta-feira (1º) a Unidade de Saúde Jardim Alvorada realizou coleta de papanicolaou por demanda espontânea, ou seja, sem agendamento, das 9h às 16h. Após a coleta do exame as usuárias do serviço puderam fazer massagem, limpeza de pele e maquiagem.

A unidade do Jardim Santo Alberto também realizará coleta de papanicolaou por demanda espontânea nos dias 6, 13, 20, 26 e 27, das 9h às 16h. Nos dias 8, 15, 22 e 29 as usuárias da unidade receberão uma massagem relaxante, por meio de agendamento prévio na recepção.

No dia 8, das 8h às 16h, a unidade de saúde Sorocaba realizará um spa de beleza para as pacientes. A partir do dia 13 o local passará a ofertar exame de papanicolau, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h. Não é necessário realizar agendamento.

Nos dias 13 e 20 de outubro, às 7h30, a Unidade de Saúde Jardim Santo André realizará uma roda de conversa com o tema “serviços de atendimento à mulher em Santo André”.

A Unidade de Saúde Parque João Ramalho realizará nos dias 13, 20 e 27, às 14h, uma oficina sobre autoimagem, prevenção cancêr de mama e alimentação saudável.

Nos dias 14 e 21, às 9h, a Unidade de Saúde São Jorge realizará uma oficina com o tema “A importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo uterino e os impactos da pandemia”.

A unidade do Parque Andreense também promoverá uma palestra em parceria com a Associação Viva Melhor para abordar o tema com os usuários do serviço. A ação ocorrerá no dia 21, às 9h30, na sala de espera da unidade.

O município disponibilizará nos dias 16 e 27 uma carreta de mamografia que prestará atendimento sem agendamento prévio. O Centro Hospitalar Municipal e o Hospital da Mulher também terão atividades em alusão à data.

Sobre a doença – O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em 2019, 18.068 pessoas morreram por causa da doença.  Em 2020, foram diagnosticados 66.280 novos casos.

Alguns fatores como histórico familiar, mutações genéticas herdadas, sedentarismo e consumo excessivo de bebida alcoólica podem aumentar  o risco de desenvolvimento do câncer de mama. Apesar de raro, esse tipo de câncer também acomete homens, cerca de 1% do total de casos da doença.