VOLTAR
  • Cidades

GCM de Mauá prende dois criminosos por tentativa de furto a UBS

Denúncia anônima levou os agentes a realizar as prisões em flagrante

  • GCM de Mauá prende dois criminosos por tentativa de furto a UBS.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 02/10/2021
  • Compartilhar:

Denúncia anônima levou os agentes a realizar as prisões em flagrante

GCM de Mauá prende dois criminosos por tentativa de furto a UBS. Foto: Divulgação

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Mauá prendeu, em flagrante, dois criminosos que tentavam furtar a fiação elétrica da UBS Jardim Mauá. Por volta do meio dia deste sábado (02/10) os agentes chegaram ao local após receberem uma denúncia anônima no número 153. Com os ladrões foram encontradas ferramentas para a realização do crime. Ambos têm passagens pela polícia por roubo, furto e tráfico de drogados e foram encaminhados ao 1º DP (Distrito Policial) da cidade.

Em menos de um mês, já são três prisões de bandidos que realizavam tais práticas. No dia 15 de setembro, prendeu outro homem, foragido da justiça que confessou praticar furtos de fiação de cobre em prédios públicos.

As ações foram intensificadas com uma parceria celebrada entre as polícias civil e militar e GCM. No dia 13 de setembro, representantes das forças policiais se reuniram na Prefeitura de Mauá para discutir estratégias de combate ao crime. Durante o feriado prolongado de 7 de setembro foram furtadas fiações das UBS Jardim Mauá (a mesma que seria furtada hoje), Itapark e Feital. Entre outros prejuízos, o crime atrapalhou a campanha de vacinação contra a Covid na cidade.

Outra frente de atuação é a fiscalização em comércios de sucata e reciclagem instaladas no município. O objetivo é identificar e coibir a comercialização de fios de cobre, que estão sendo furtados de prédios públicos para venda.

A ação foi desencadeada pela atual gestão, depois do aumento no número de furtos de cabos e sucessivos e recorrentes atos de vandalismo praticados por criminosos em unidades de saúde, equipamentos esportivos e culturais, escolas municipais e até passarelas, prejudicando a população.

Quem flagrar tais crimes podem acionar o 153 da GCM ou o 190 da PM.