S.Bernardo e Diadema imunizam nesta segunda moradores com 60 anos
Agendamento para este público em São Bernardo foi aberto neste sábado no portal da Prefeitura, enquanto na cidade diademense a imunização ocorrerá por livre demanda
Agendamento para este público em São Bernardo foi aberto neste sábado no portal da Prefeitura, enquanto na cidade diademense a imunização ocorrerá por livre demanda
São Bernardo e Diadema vacinarão moradores com mais de 60 anos a partir desta segunda-feira (03/04). Prevista pelo Governo do Estado para começar no dia 6 de maio, a imunização para este público foi antecipada nos dois municípios.
A Prefeitura de São Bernardo liberou neste sábado (01/05) o agendamento para aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em munícipes com 60 a 62 anos. Nesta etapa, moradores contarão com um novo posto de vacinação, nas dependências do Clube dos Meninos, na região do Rudge Ramos.
Para se vacinar, os idosos que integram este novo grupo poderão realizar seu agendamento no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus), onde irão selecionar a data e o local da aplicação. Os munícipes com 60 a 62 anos serão imunizados com a vacina Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fiocruz.
São cinco postos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura: o primeiro deles em sistema drive thru do Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro), e postos avançados no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta), Ginásio Poliesportivo do Jardim das Orquídeas (Estrada do Poney Club, 90, Alvarenga), Ginásio Poliesportivo do Riacho Grande (Rua Marcílo Conrado, 210, Riacho Grande) e um novo posto no Clube dos Meninos (Av. Caminho do Mar, 3222 – Rudge Ramos). O novo local de vacinação atenderá a demanda de moradores que antes estavam sendo imunizados na Igreja São João Batista.
Para o prefeito Orlando Morando, a antecipação da vacinação reforça, mais uma vez, a agilidade e eficiência de São Bernardo na imunização de sua população. “Em São Bernardo, assim que a vacina chega, nossa equipe tem se mobilizado para contemplar novos moradores. Exemplo disso é a antecipação deste novo público. As doses chegaram neste sábado e no mesmo dia já estamos abrindo o agendamento, para início da aplicação das vacinas na segunda-feira. É um esforço contínuo para garantir a segurança dos nossos moradores”, destacou Morando. “A vacina salva vidas e tem sido fundamental no controle do ritmo de contágio do vírus”.
Nesta semana, São Bernardo ultrapassou a marca de 200 mil doses aplicadas. Até esta sexta-feira (30/04) foram aplicadas 203.974 doses no município, o que coloca a cidade como a 4ª que mais imunizou no Estado de São Paulo.
Mesmo com o avanço da vacinação, a Secretaria da Saúde segue reforçando a necessidade de manter os protocolos sanitários com a higienização das mãos, distanciamento social e utilização de máscara.
Solidariedade
Todos os postos de vacinação avançados de São Bernardo também são pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis, das 8h às 16h, com a campanha Vacina Contra a Fome. A ação é realizada pela Secretaria de Assistência Social e pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Governo do Estado. A campanha convida as pessoas aptas a se vacinar contra a Covid-19 a doar um quilo de alimento não perecível.
Diadema não precisa de agendamento
A Central de Imunobiológicos da Prefeitura de Diadema recebeu na manhã deste sábado uma remessa com 12.970 doses da vacina do laboratório AstraZeneca. Diante disto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) decidiu antecipar, de forma escalonada, o início da vacinação do grupo de 62 a 60 anos. Vai funcionar assim:
Nesta segunda-feira, terá início a vacinação dos idosos de 62 anos. Excepcionalmente, neste dia, a aplicação terá início a partir das 13h.
Na terça-feira (04/05), a partir das 8h30, começa a vacinação dos idosos de 61 anos.
Na quarta-feira (05/05), a partir das 8h30, começa a imunização dos idosos de 60 anos.
A imunização ocorrerá das 8h30 às 16h, por livre demanda. Basta o morador de Diadema comparecer à sua Unidade Básica de Saúde (UBS), lembrando que algumas unidades estão vacinando em postos volantes. Confira a lista com os endereços abaixo.
Os idosos na faixa etária apta a tomar a vacina devem apresentar um documento pessoal com foto, CPF, comprovante de endereço e, se tiver, o Cartão SUS.
Recomendações
Os profissionais da Saúde recomendam que o munícipe que for ser vacinado siga todos os protocolos sanitárias como uso de máscara e vá acompanhado de, no máximo, um acompanhante para evitar aglomerações. A vacinação contra a Covid-19 ocorre das 8h30 às 16h, por isso, programe-se. Não é necessário formar fila antes da abertura da unidade.
Depois da vacinação, é preciso ficar atento ao prazo correto para tomar a segunda dose e garantir o esquema vacinal completo e manter todas as orientações de prevenção, como distanciamento social, higienização das mãos e uso correto da máscara de proteção individual.
Balanço da Vacinação
Diadema aplicou até sexta-feira (30), 76.003 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 52.634 primeiras doses e 23.369 segundas doses.
A SMS lembra que os profissionais da saúde que estão na ativa e atuam em clínicas e consultórios privados (localizados em Diadema) e/ou como autônomos, que tomaram em fevereiro a 1ª dose (D1) da vacina AstraZeneca devem tomar a 2ª dose (D2) do imunizante. A aplicação vai acontecer de forma escalonada nos dias 03, 04, 05, 06, 10 e 11 de maio, no auditório do Quarteirão da Saúde, das 8h30 às 12h e das 13h às 15h. É necessário atentar-se a data de retorno agendado no cartão de vacinação. Neste local não serão aplicadas 1ªs doses. O profissional deve comparecer no mesmo horário em que tomou a 1ª dose (D1) e apresentar cartão de vacina com o comprovante da D1 e documento pessoal com foto.
Vacinação dos idosos e trabalhadores da educação
Os idosos que receberam a 1ª dose no sábado dia 10 de abril (terceiro “Dia D”), e têm retorno programado para o sábado dia 08 de maio. Todos devem antecipar a vacinação da 2ª dose para o dia 07 de maio (sexta-feira).
A Vigilância à Saúde explica que a mesma orientação vale para os profissionais da Educação que foram vacinados de forma antecipada em 10 de abril. Eles devem comparecer no dia 7 de maio ao posto de vacinação (veja lista abaixo). É necessário apresentar cartão de vacina com o comprovante da 1ª dose e documento pessoal com foto.
Para acompanhar todas as informações oficiais sobre a Campanha Municipal de Vacinação, acesse: http://www.diadema.sp.gov.br/covid
CONFIRA A RELAÇÃO DOS PONTOS DE VACINAÇÃO DURANTE A SEMANA
ABC
SALA DE GINÁSTICA: Rua Martins Fontes, 93
CANHEMA
UBS: Rua 22 de Abril, 113
CASA GRANDE
UBS: Rua Mem de Sá, 280
CENTRO
TEATRO CLARA NUNES: Rua Graciosa, 300
CONCEIÇÃO
GALPÃO DA ASSOCIAÇÃO OESTE DE DIADEMA: Rua Maria Aparecida dos Santos, 50
ELDORADO
UBS: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288
INAMAR
EMEB Carolina Maria de Jesus: Rua Vega, 198
MARIA TEREZA
UBS: Avenida Sinésio Pereira, 27
NAÇÕES
UBS: Rua Itália, 249
NOGUEIRA
SALÃO DA IGREJA: Rua Tomiko Nakajima, 64
NOVA CONQUISTA
UBS: Avenida Presidente Juscelino, 759
PAINEIRAS
CENTRO PÚBLICO PAINEIRAS: Rua Javari, 647
PAULINA
UBS: Avenida Afrânio Peixoto, 402
PIRAPORINHA
GINÁSIO ESPORTIVO MANÉ GARRINCHA: Rua dos Cariris, 195
PROMISSÃO
GINÁSIO ESPORTIVO CLAUDIO KANO: Rua Prudente de Moraes, 302
REAL
TEATRO CLARA NUNES: Rua Graciosa, 300
REID
UBS: Rua Serra do Maracujá, 49
RUYCE
GINÁSIO ESPORTIVO ROMULO DUNCAN ARANTES JR: Avenida Casa Grande, 483
SÃO JOSÉ
ESPAÇO TERCEIRA IDADE: Rua Barão de Iguape, 98
SERRARIA
SALA DE GINÁSTICA: Avenida Lico Maia, 803