VOLTAR
  • Economia

S.Bernardo cria 10 pontos de atendimento para orientação do seguro-desemprego

Serviço será prestado a partir desta quarta-feira (15/04) em escolas municipais espalhadas pela cidade; medida visa auxiliar moradores desempregados com dificuldade de realizar processo online

  • Serviço de atendimento aos desempregados será prestado a partir desta quarta-feira em escolas municipais espalhadas pela cidade.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 14/04/2020
  • Compartilhar:

Serviço será prestado a partir desta quarta-feira (15/04) em escolas municipais espalhadas pela cidade; medida visa auxiliar moradores desempregados com dificuldade de realizar processo online

 

Serviço de atendimento aos desempregados será prestado a partir desta quarta-feira em escolas municipais espalhadas pela cidade. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

A Prefeitura de São Bernardo abrirá, nesta quarta-feira (15/04), pontos descentralizados de atendimento voltados a orientação e habilitação do seguro desemprego para munícipes que estão aptos a receber o benefício. Ao todo, dez escolas municipais espalhadas pela cidade passarão a oferecer o serviço presencial. A medida foi confirmada pelo prefeito Orlando Morando, como mais uma iniciativa que passa a integrar o pacote de ações criadas pelo Comitê de Combate ao Coronavírus.

Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, o serviço de orientação para dar entrada no seguro desemprego será realizado nas salas de informática das escolas municipais de São Bernardo (relação abaixo), com apoio de funcionários da Secretaria de Educação. O atendimento será prestado de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h, exceto feriados e emendas. No laboratório, munícipes contarão com o apoio desses profissionais treinados para realizar todo o processo de habilitação do benefício.

Para isso, moradores interessados devem comparecer ao posto mais próximo de sua casa com os seguintes documentos em mãos: RG, CPF, Carteira de Trabalho, Requerimento do Seguro-Desemprego e Extrato do FGTS. Além disso, moradores devem estar com o celular para habilitar o código via SMS, caso contrário ter um email de fácil acesso.

Conforme a Secretaria do Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia, a habilitação do seguro desemprego é concedida ao trabalhador demitido sem justa causa. O auxílio pode ser solicitado de 7 a 120 dias após a demissão.

“Diante da pandemia do coronavírus, moradores estão com dúvidas de como dar entrada online no seu pedido de seguro desemprego, devido ao fechamento dos postos de atendimento presenciais por todo o Estado. Com esses pontos descentralizados que criamos, passaremos a garantir a devida orientação para aqueles munícipes que estão aptos a solicitar o benefício, ao mesmo tempo que evitamos aglomeração em próprios municipais”, destacou o chefe do Executivo.

Com a criação desses postos, São Bernardo passará a ser a única cidade do Grande ABC a oferecer o atendimento de orientação presencial aos seus munícipes para habilitação do seguro desemprego.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Moura Júnior, a criação dos postos descentralizados visa garantir a continuidade do serviço, sem nenhum prejuízo aos moradores. “Temos casos de moradores sem acesso a internet, ou até mesmo dificuldade em realizar todo o processo online. Por isso, essa iniciativa se torna tão importante neste momento aos nossos moradores”, afirmou. “Paralelo a isso, seguiremos todas as recomendações da Vigilância Sanitária garantindo atendimento sem aglomeração, com distribuição de senha, caso seja necessário”.

TREINAMENTO – Para prestar o serviço descentralizado, a Prefeitura de São Bernardo contará com o apoio de 40 funcionários da Secretaria de Educação que, nesta terça-feira (14/04), receberam o treinamento necessário, nas dependências do Cenforpe, para prestar o auxílio necessários aos moradores que irão habilitar o benefício.

DÚVIDAS – Além dos postos descentralizados, moradores contam ainda com apoio da Central de Atendimento gratuita 158 que atende questões sobre legislação trabalhista, seguro-desemprego e abono salarial, além de todos os programas sociais, ouvidoria e ações desenvolvidas pelo MTE.

Importante lembrar que moradores que quiserem podem ainda fazer a habilitação do seguro desemprego da própria residência. O requerimento do seguro-desemprego pode ser feito pelo computador através do portal gov.br/trabalho, ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

RELAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS QUE PRESTARÃO O SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO:

EMEB Alfredo Scarpelli
Estrada dos Alvarengas, 4.090, bairro Assunção.

EMEB Professora Annita Magrini Guedes
Rua Itapeva, 141, Baeta Neves.

EMEB Bosko Preradovic
Rua Braz Cubas, 121, Alvarenga.

EMEB Celso Augusto Daniel
Rua Centauro, 190 (Conjunto Habitacional Três Marias), Cooperativa.

EMEB José Ibiapino Franklin
Rua Edmundo dos Santos, 14, Santa Cruz.

EMEB Júlio de Grammont
Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Planalto.

EMEB Professor Nilo Campos Gomes
Rua Flora Bulcão F. Vertemate, 160, Ferrazópolis.

EMEB Marly Buissa Chiedde
Rua Valdomiro Luiz, 180, Demarchi.

EMEB Regina Rocco Casa II
Rua Tiradentes, 1.845, Santa Terezinha.

EMEB Professora Suzete Aparecida de Campos
Rua Marcílio Conrado, 350, Rio Grande.