VOLTAR
  • Política

Ricardo Nunes formaliza participação da SP no Consócio de prefeitos do ABC

Ricardo Nunes disse que a primeira parceria envolverá o transporte público

  • Ricardo Nunes formaliza participação da SP no Consócio de prefeitos do ABC.
    Foto: Divulgação/Helber Aggio
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 10/09/2021
  • Compartilhar:

Prefeito de São Paulo disse que a primeira parceria envolverá o transporte público

 

Ricardo Nunes formaliza participação da SP no Consócio de prefeitos do ABC. Foto: Divulgação/Helber Aggio

O município de São Paulo formalizou, nesta sexta-feira (10/9), sua participação no Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O protocolo para formalizar o ingresso da Capital no Conselho Consultivo Político Permanente da entidade regional foi firmado durante assembleia da entidade regional pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

“Vamos discutir políticas públicas tanto para o Grande ABC quanto para a cidade de São Paulo e compartilhar muitas experiências. Temos muito para contribuir, principalmente no pós-pandemia”, disse Ricardo Nunes ao citar também um projeto sobre transporte público ligando a Capital aos municípios do ABCD. Ele não detalhou como vai se dar essa parceria.

Participaram da reunião o presidente do colegiado e prefeito de Santo André, Paulo Serra, os prefeitos de Diadema, José de Filippi Júnior, de Ribeirão Pires, Clovis Volpi, e de Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira, e os vice-prefeitos de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, e de Mauá, Celma Dias.

O presidente do Consórcio ABC disse que a maior aproximação da região com a Capital vai facilitar a viabilização de iniciativas em conjunto. “Nosso objetivo é ampliar a integração das sete cidades com a Capital, consolidando o Consórcio ABC como órgão de governança regional. Com a participação de São Paulo, podemos sintonizar políticas públicas para melhorar o dia a dia nossa gente em temas comuns como transporte e drenagem”, afirmou Paulo Serra.

Ao ser indagado de como será a parceira no transporte, Paulo Serra afirmou que os estudos técnicos ainda serão iniciados. “Vamos trabalhar questões práticas importantes, como o projeto de transporte hídrico que começa na Capital e agora, com a parceria, iniciar os estudos para estender na região. Além de outras duas questões com relação direta com a Capital, que são os projetos do BRT, que liga toda nossa região a linha do Metrô, e o Piscinão Jaboticabal. Esses são nossos três desafios iniciais”, afirmou o presidente do Cosnórcio.

Restrições

Os prefeitos do Grande ABC também deliberaram a manutenção das restrições de horários e capacidade de ocupação das atividades de comércio e prestação de serviços na região.

Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra deliberaram manter, até 30 de setembro, as medidas atualmente em vigor nos municípios. São Caetano do Sul continuará seguindo o Plano São Paulo, elaborado pelo Governo do Estado.