VOLTAR
  • Política

Reitor da USCS, Leandro Prearo, visita a APAE de S.Caetano

Visita realizada a instituição tinha por objetivo estabelecer uma parceria entre elas ; recepção foi realizada pelo presidente da APAE

  • Reitor da USCS, Leandro Prearo, visita a APAE de S.Caetano.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 14/07/2023
  • Compartilhar:

Visita realizada a instituição tinha por objetivo estabelecer uma parceria entre elas; recepção foi realizada pelo presidente da APAE

Reitor da USCS e Presidente da APAE

Reitor da USCS, Leandro Prearo, visita a APAE de S.Caetano. Foto: Divulgação

O reitor da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), Leandro Prearo, visitou na quinta-feira (13/07) a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Caetano, com vistas ao firmamento de parcerias que envolvam as instituições. Ele foi recebido pelo presidente Jorge Salgado, liderança do segmento da inclusão na cidade e, na oportunidade, visitou as dependências do local e conheceu de perto os serviços oferecidos à população.

“De fato, um espaço acolhedor e resolutivo, com atendimento multidisciplinar e que atende milhares de famílias de São Caetano e região. Essa aproximação visa buscar parcerias que possibilitem a troca de experiências e o fornecimento de mão de obra por meio dos estagiários da USCS, especialmente da Saúde, para o atendimento direto à comunidade”, explica Prearo, ao destacar o papel da universidade como futura parceira da gestão da APAE, uma vez que USCS já criou os cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia para formar profissionais nessas áreas.

O presidente Jorge Salgado apresentou os serviços clínicos oferecidos pela APAE de São Caetano e exaltou as clínicas de fisioterapia, fonoaudiologia e hidroterapia, entre outras áreas. A entidade conta com cerca de 200 profissionais, incluindo o setor administrativo e médicos, e atende aproximadamente 200 alunos que acessam todos os serviços.

“Aqui, vemos a evolução gradual dos alunos. Buscamos a melhoria contínua e a inclusão desse grupo na sociedade por meio de terapias e programas de educação que auxiliam no desenvolvimento da pessoa com deficiência. Com seriedade e profissionalismo chegamos a melhorias significativas na saúde e na socialização dessas pessoas”, relata Salgado, que também já foi vereador de São Caetano em defesa da causa da pessoa deficiente e hoje conta com seu filho Caio Salgado no Legislativo.

Um dos serviços mais bem avaliados e que proporciona evolução clínica rápida é a equoterapia, no qual cavalos ajudam no tratamento de doenças. “Uma interação fantástica entre profissionais, pacientes e animais que gera mais resolutividade, aperfeiçoa o tratamento e garante acolhimento a centenas de pacientes”, resume Prearo, após conhecer o espaço.

A diretora da APAE, Ana Paula Haussauer, também acompanhou a visita e destacou a ampliação dos serviços nas últimas décadas. “A melhoria da qualidade de vida nos motiva todos os dias. É gratificante ver que os serviços que oferecemos mudam a vida dessas pessoas com deficiência”, completa.