VOLTAR
  • Política

Projeto garante fornecimento de aguá em grandes eventos

Objetivo da proposta é facilitar a hidratação do público, principalmente quando os eventos ocorrerem com altas temperaturas

  • Projeto garante fornecimento de aguá em grande shows e eventos.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 23/11/2023
  • Compartilhar:

Objetivo da proposta é facilitar a hidratação do público, principalmente quando os eventos ocorrerem com altas temperaturas

Mulher bebendo água

Projeto garante fornecimento de aguá em grande shows e eventos. Foto: Divulgação

O deputado estadual Luiz Fernando protocolou o Projeto de Lei 1607/2023, que determina o fornecimento gratuito de água potável em eventos públicos e privados de grande porte no Estado de São Paulo. O PL também veda a proibição de entrada de garrafas de água.

Segundo o projeto, as organizadoras de eventos musicais, culturais e artísticos, com público superior a mil pessoas, devem garantir que os pontos de distribuição gratuita de água potável estejam dispostos em regiões estratégicas do local do evento para facilitar o acesso pelos consumidores.

O objetivo é facilitar a hidratação do público, principalmente quando os eventos ocorrerem com altas temperaturas. No dia 17 de novembro, a jovem Ana Clara Benevides morreu depois de passar mal durante show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro.

Ana Clara Benevides Machado

Ana Clara Benevides Machado no show de Taylor Swift. — Foto: Daniele Menin/Arquivo pessoal

A cidade carioca, como boa parte do país, enfrentava onda de calor exorbitante, com sensação térmica de 60ºC. Segundo os frequentadores, a organizadora do evento não permitiu que o público entrasse com garrafas de água, enquanto a venda do produto era insuficiente para dar conta da alta demanda e do calor.

Segundo o laudo preliminar realizado pelo Instituto Médico Legal (IML), a jovem teve hemorragia pulmonar causada, provavelmente, por insolação e desidratação.

As organizadoras desses eventos de grande porte cobram valores absurdos pelos ingressos e devem garantir o mínimo de conforto e condições dignas para o público.

“Para que isso não aconteça novamente, é necessário que a distribuição e a entrada de água sejam permitidas. Não podemos colocar em risco mais uma vida como foi perdida no Rio de Janeiro”, disse Luiz Fernando.