VOLTAR
  • Política

 Prefeitura de Santo André atrasa contratação de agentes de saúde

Concurso realizado em julho do ano passado ainda não chamou aprovados para 55 vagas; Administração diz que pendência é culpa de “trâmites burocráticos”

  • Concurso abriu 55 vagas para atuar nas unidades de saúde de Santo André
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 19/01/2023
  • Compartilhar:

Concurso realizado em julho do ano passado ainda não chamou aprovados para 55 vagas; Administração diz que pendência é culpa de “trâmites burocráticos”

fachada da UBS Jardim Cipreste

Concurso abriu 55 vagas para atuar nas unidades de saúde de Santo André

Após seis meses da data de realização do concurso público para a contratação de ACSs (agentes comunitários de saúde), a Prefeitura de Santo André ainda não convocou nenhum dos aprovados pelo processo seletivo, o que tem deixado os candidatos apreensivos quanto à disponibilidade de vagas.

Foi o que aconteceu com B.B., que preferiu não se identificar por temer algum tipo de represália. Bem colocado no concurso, ele acreditou que logo seria chamado e ficou esperançoso quando soube do resultado, já que constava o termo “início imediato” no edital.

“Não sabemos mais nem onde procurar informação. O concurso foi homologado em julho e achamos que a contratação fosse imediata. Eu e o pessoal concurseiro do ABC temos grupos para trocarmos informações e estão todos aflitos”, diz B.B.

O candidato tem 35 anos, é tecnólogo e está desempregado. Ele também afirma que já procurou sindicato, Secretaria de Saúde, Prefeitura e não há nenhuma informação conclusiva sobre o caso.

A Secretaria de Saúde de Santo André informou à reportagem do ABCD Jornal que a contratação dos novos ACSs está pendente em razão dos trâmites burocráticos referentes à formalização de um novo contrato entre a Prefeitura de Santo André e a Fundação do ABC, OS (Organização Social) que gerencia a rede de atenção básica de saúde da cidade.

fachada da fundação do abc

contratação dos novos ACSs está pendente em razão dos trâmites burocráticos referentes à formalização de um novo contrato entre a Prefeitura de Santo André e a Fundação do ABC. Foto: Divulgação

Objetivo

Com o processo seletivo, a intenção da Prefeitura é a de ampliar a estratégia de saúde da família em todo o município. O concurso abriu 55 vagas para atuar nas unidades de saúde Dr. Moysés Fucs, Utinga, Parque Capuava, Jardim Sorocaba, Jardim Santo Alberto, Jardim Ana Maria, Valparaíso, Vila Palmares, Vila Guiomar, Vila Linda, Bairro Paraíso, Jardim Alvorada, Espírito Santo, Jardim Carla, Vila Luzita, Centreville, Jardim Cipreste, Jardim Santo André, Jardim Irene, Parque Andreense, Parque Miami, Recreio da Borda do Campo, Paranapiacaba, Jardim Alzira Franco e na unidade Cruzado, que está em fase final de obras e será inaugurada em breve.

O processo seletivo tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data da homologação. Os candidatos aprovados poderão ser contratados para o preenchimento das vagas existentes durante a validade do processo seletivo, sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Atualmente o salário do Agente Comunitário de Saúde é de R$ 1.400 e a categoria terá reajuste salarial, passando a receber R$ 2.424. Os novos contratados já receberão o salário reajustado.