VOLTAR
  • Cidades

Polícia Civil e Prefeitura de Diadema fecham canil clandestino

No local, foram apreendidos 12 cães (buldog, pitbull e outros) com sinais de maus-tratos

  • No canil clandestino, foram apreendidos 12 cães (buldog, pitbull e outros) com sinais de maus tratos.
    Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/09/2020
  • Compartilhar:

No local, foram apreendidos 12 cães (buldog, pitbull e outros) com sinais de maus-tratos

 

No canil clandestino, foram apreendidos 12 cães (buldog, pitbull e outros) com sinais de maus tratos. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

 

Com autorização judicial, agentes da Delegacia de Combate a Crimes Contra o Meio Ambiente (DICMA) e Prefeitura, fecharam, no final da tarde desta segunda-feira (21/09), um canil que funcionava sem licença, na rua Sul América, no Jardim das Nações, em Diadema. Os responsáveis pelo criadouro, capturados quando tentavam fugir com alguns cães pela rua do fundo da casa, foram levados à delegacia ambiental.  A operação começou no período da manhã se concretizando no final da tarde. Desde o início da noite, a ocorrência está sendo registrada na Delegacia Seccional de Diadema.

O fechamento do criadouro ilegal, contou com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e fiscalização das secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente, além de veterinária do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). No local, foram apreendidos 12 cães (buldog, pitbull e outros) com sinais de maus tratos e que vão ficar sob os cuidados da ONG Focinhos Carentes, que também acompanhou a ação.

Segundo a fiscalização da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema, no imóvel, utilizado para fins residenciais e de criação canina, a Prefeitura lavrou Autos de Infração por falta de Alvará do Corpo de Bombeiros e Habite-se. Na ocasião, também foi expedida Ordem de Fechamento Voluntário.

Durante a operação, a veterinária do CCZ constatou vários animais com inflamações diversas, decorrentes da falta de condições sanitárias.

Essa já é a segunda vez que a DICMA e a Prefeitura fazem uma operação conjunta na mesma residência. Há aproximadamente um ano, cerca de 70 cães com sinais de maus tratos foram apreendidos, no mesmo local.

 

Há aproximadamente um ano, na mesma residência, cerca de 70 cães foram apreendidos. Foto: Divulgação/PDA-Marcos Luiz