VOLTAR
  • Política

PF apura supostas fraudes em licitação de fraldas em Santo André

 Objetivo é confirmar participação de funcionários públicos no golpe; Prefeitura nega irregularidades  

  • PF apura fraudes em licitação para compra de fraldas em Santo André.
    Foto: Agência Brasil.
    Foto: Agência Brasil
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/08/2020
  • Compartilhar:

 Objetivo é confirmar participação de funcionários públicos no golpe; Prefeitura nega irregularidades

PF apura fraudes em licitação para compra de fraldas em Santo André. Foto: Agência Brasil. Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (27/08) a Operação Protocletos para cumprir três mandados de busca e apreensão e apurar supostas fraudes no processo licitatório de compra emergencial de 689 mil fraldas descartáveis realizado pela prefeitura do município de Santo André. O objetivo é confirmar a participação de funcionários públicos na fraude. A compra custou cerca de R$ 1,3 milhão aos cofres públicos.

A investigação faz parte dos trabalhos de identificação de desvios de verbas federais destinadas ao combate à pandemia causada pelo novo coronavírus realizados pela Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União.

“Foi apurado que a empresa contratada pela prefeitura do município de Santo André possui como sócios pessoas interpostas do real proprietário que está impedido de contratar com o Poder Público por condenação judicial por atos de improbidade administrativa”, diz a Polícia Federal.

Além disso, a fim de dar aparência de legalidade no processo para a contratação, foi consultada para apresentar orçamento uma empresa de fachada que não tem sede e cujo sócio não tem capacidade econômica. Ainda segundo a polícia, a pessoa apresentada no processo como procurador da empresa é, na realidade, funcionário da firma contratada.

A Controladoria Geral da União apurou estimativa de sobrepreço de mais de R$ 616 mil.

Os crimes apurados são de fraude ao caráter competitivo da licitação, fraude à licitação para causar prejuízo à Fazenda Pública, além de corrupção e peculato. As penas podem chegar a 25 anos de prisão.

A prefeitura de Santo André foi procurada, mas ainda não se pronunciou.

A prefeitura emitiu nota e diz que agiu dentro da lei e que vai apurar o fato. Disse ainda que não pagou nada à empresa. Leia a íntegra da nota:

“PREFEITURA DE SANTO ANDRÉ AGE COM RIGOR SOBRE FORNECEDORES

A Prefeitura de Santo André ressalta que não pagou absolutamente nada a esses fornecedores pela compra dos insumos.

Afirmamos que, por parte do Poder Público, o processo foi regido exatamente como especifica a legislação, sendo aprovado inclusive pelo TCE-SP – Tribunal de Contas do Estado de SP e com o preço de mercado.

 A Prefeitura reforça, ainda, que vai apurar as acusações sobre esses fornecedores e que, se constatadas as irregularidades, atuará para que os responsáveis respondam no rigor da Lei.

 É inadmissível que pessoas usem a pandemia para tirar qualquer tipo proveito ou vantagem econômica. Vamos investigar esta denúncia com total rigor.

O pagamento a esses fornecedores só ocorrerá após o fim das investigações. Ou seja, nenhum centavo será pago até que essa investigação seja concluída”.

(Com Agência Brasil)

Polícia Federal faz busca e apreensão em Santo André. Foto: Divulgação