VOLTAR
  • Política

Mauá notifica Suzantur para re-estabelecimento de 100% das linhas e horários

Concessionária é alvo de reclamações dos usuários de transporte coletivo na cidade pelos atrasos da chegada dos coletivos

  • Por causa de valor do vale-transporte, Mauá também sofre derrotas na Justiça
    Foto: Divulgação/PMA- Rodrigo Zerneri
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 26/08/2020
  • Compartilhar:

Concessionária é alvo de reclamações dos usuários de transporte coletivo na cidade pelos atrasos da chegada dos coletivos

Prefeitura de Mauá notifica da Suzantur para re-estabelecimento de 100% das linhas e horários. Foto: Divulgação/PMA- Rodrigo Zerneri

 

Em transmissão feita nas redes sociais na noite desta quinta-feira (27/08), o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, declarou que notificou a Suzantur, concessionária responsável pelas operações das linhas municipais de ônibus coletivos, para o retorno de rotas desativadas e coletivos, quantidades reduzidas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A empresa terá de cumprir as normas até a próxima segunda-feira (31/08).

Segundo o prefeito, o motivo da notificação é as crescentes reclamações de usuários do transporte público. “Para resolver este problema, notifiquei a empresa responsável pela concessão do transporte público na cidade, a Suzantur, que terá que recolocar 100% das rotas, linhas e horários a partir do dia 31 de agosto, caso contrário, será multada conforme a lei e regras da concessão”, pontuou.

De acordo com o governo, a Suzantur circula atualmente 120 ônibus para atender a demanda de 49 mil pessoas por dia, enquanto antes da pandemia da Covid-19, a oferta era de pelo menos 200 coletivos, desconsiderando a frota reserva. “Sempre fui contrário à redução das linhas e horário, mesmo sendo voto vencido no Consórcio Intermunicipal (Grande ABC), além das diretrizes do governo do Estado”, destacou.

Desde que assumiu em 2017, Atila entregou 153 novos ônibus zero-quilômetro. Dessa forma, Mauá passou a ter uma das frotas mais novas do Brasil, por meio de coletivos com Wi-Fi, conectores de USB para carregar o seu celular, suspensão a ar, câmeras de segurança, assentos mais confortáveis e climatizadores.

Coronavírus
Durante a live, Atila também fez um balanço do trabalho de enfrentamento ao coronavírus. O prefeito lembrou das testagens em massa às categorias mais expostas ao surto viral, como taxistas, motoboys, motoristas de aplicativos de carona (Uber e 99), condutores de transporte público e vans escolares, profissionais da Saúde, além de comerciantes e comerciários. Somando os públicos-alvo, 2571 pessoas passaram pelos testes da Covid-19.

Mauá também testou 8110 pessoas por meio do Hospital Municipal de Campanha, que se somam a 18 mil da rede pública convencional. Dessa forma, a cidade realizou 28681 testes, o que corresponde a uma média de 60 por cada 1 mil habitantes.

Atila citou que Mauá é a quarta melhor cidade no combate ao coronavírus, segundo o Instituto Volvo, e a sexta conforme análise do Instituto Votorantim na Grande São Paulo. “Estamos também realizando barreiras sanitárias porta a porta, modelo europeu de busca ativa para identificação e mapeamento de sintomáticos e assintomáticos, além de desinfecção das casas e distribuição de material informativo”, declarou.