VOLTAR
  • Espaço Pet

Pets precisam de cuidado especial no final do ano

Tutores devem ter atenção especial ao local de abrigo e barulho excessivo pela queima de fogos durante as festas de réveillon; para quem não possui pet, a recomendação é respeitar os limites estipulados pelo tutor do animal

  • Pets precisam de cuidado especial no final do ano.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 27/12/2023
  • Compartilhar:

Tutores devem ter atenção especial ao local de abrigo e barulho excessivo pela queima de fogos durante as festas de réveillon; para quem não possui pet, a recomendação é respeitar os limites estipulados pelo tutor do animal

Filhote de cachorro

Pets precisam de cuidado especial no final do ano. Foto: Divulgação

A preparação para o período de férias e festas de fim de ano também precisa incluir os pets, já que essa população representa 139,3 milhões no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Pet Brasil (IPB). É como se para cada 10 brasileiros existissem sete animais de estimação. Para ajudar os tutores, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Diadema recomenda alguns cuidados para que esse período seja divertido e o mais tranquilo possível para os pets.

Ao viajar

Quem vai viajar, precisa se informar se o local de destino – seja hotel ou casa de familiares ou amigos – permite receber o bichinho.

Se não for permitido, a família deve procurar alguém ou um local específico para ficar com o pet durante o período de ausência, disponibilizando cuidados como abrigo, alimentação e brincadeiras.

Redobrar os cuidados para evitar fugas durante o período de ausência dos tutores e dos barulhos de fogos. Manter as telas de proteção com manutenção em dia, colocar placas de identificação nas coleiras e nunca deixar o animal preso na corrente sozinho, pois além de ser maus tratos, com o medo dos fogos, ele pode acabar se enforcando.

Dias de calor

Em dias de altas temperaturas, os passeios ao ar livre devem ser concentrados nos períodos de manhã ou noite, para que ao caminhar no asfalto, na grama, na areia ou outra superfície, as patas dos animais não corram o risco de queimar.

Não usar roupinhas ou sapatinhos e passar protetor solar em animais com pouca pigmentação, principalmente no focinho e nas orelhas.

Disponibilizar água e/ou com pedras de gelo ao longo do dia é uma medida para refrescar o pet. Os saches com alimentos úmidos também são uma ótima opção para ajudar na hidratação dos bichos.

Barulho excessivo

Principalmente nas comemorações do Ano Novo, a utilização de fogos pode deixar os animais mais estressados devido ao barulho excessivo e a sensibilidade auditiva de cães e gatos. Por isso, ficar com o pet nesse momento pode trazer segurança e aliviar o sofrimento para ele.

Outra orientação é deixá-lo em um local com isolamento acústico ou que abafe os ruídos externos, minimizando o estresse do animal.

Para quem não tem pet

Não dê alimentos sem ser a ração habitual ou fora da dieta do animal, como doces e comidas da ceia, já que a alimentação humana não é recomendada para os animais e pode trazer problemas de saúde. Nesses casos, sempre respeite a orientação do tutor.

Cuidado ao brincar com os animais, pois eles podem estranhar ou ter medo de crianças ou pessoas além do seu convívio. Antes de tocá-lo, pergunte ao tutor se o pet se sente confortável de receber carinho ou brincadeiras.

Abandono

“Durante o período de festas de final de ano, nos meses de dezembro e janeiro, também cresce o número de abandono de animais, seja por questão de viagem da família, arrependimento de ter um pet ou mesmo não querer ficar com as crias do animal”, explica a veterinária e coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Diadema, Nanci do Carmo.

“Essa é uma questão preocupante porque esses animais podem se envolver em brigas, pegar ou transmitir doenças, atacar alguém ou mesmo sofrer sem abrigo ou alimentação, estando sujeitos a inúmeras adversidades na rua”, completa a veterinária.

Essa questão é tão importante que, desde 2017, o mês é considerado Dezembro Verde para esclarecer a população sobre a posse responsável e chamar atenção para a questão do abandono de animais, que aumenta nessa época.

Nanci relata ainda que muitas pessoas, por desconhecimento, vão até a UVZ para entregar animais ou ligam para recolhê-los. “É importante ressaltar que a Unidade de Vigilância de Zoonoses é um serviço de saúde pública, responsável por desenvolver e executar ações que eliminem ou diminuam a transmissão de doenças transmitidas por animais aos seres humanos, não sendo um abrigo de animais”. As ações do serviço são definidas em Portaria do Ministério da Saúde nº 1.138, de 23 de maio de 2014.

Antes de adotar ou até comprar um animal, o interessado precisa tomar alguns cuidados, como: verificar se o lugar onde reside aceita animal e todos estão de acordo, se há condição financeira para garantir o bem estar desse animal por toda sua vida (alimentação, cuidados médicos, lazer e higiene), se o porte e temperamento do animal é adequado para sua família e, ao mudar de endereço, sempre verificar antes um local que acomode o seu pet também, pois ele é integrante da família e não pode ser abandonado na mudança.

Abandono e maus tratos são considerados crime, de acordo com a lei nº 14.064/20, com pena de detenção de até cinco anos. Para denúncias, a população pode informar pelo aplicativo Colab-156, ligar na Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema no telefone 4059-7614 ou enviar email (meioambiente@diadema.sp.gov.br). O caso é registrado e encaminhado ao Serviço de Fiscalização Ambiental para posterior averiguação. A denúncia também pode ser feita na Delegacia de Crimes Ambientais.

Adoção

Quem está pronto para adotar um cachorro ou gato pode conhecer seu futuro pet no site http://adoteamor.diadema.sp.gov.br/. O endereço eletrônico intermedia a adoção, que também pode ser feita em feiras, e apresenta os pets disponíveis para receber um novo lar. Saiba mais em https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-consegue-lar-para-80-dos-pets-em-feira-de-adocao/. A adoção também pode ser realizada diretamente na UVZ, de segunda a sexta, das 9h às 16h. É preciso apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de endereço atual, bem como coleira e guia ou caixa de transporte.

Serviço:

Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) Diadema

Rua Ipoá, 131 – Jardim Yambere – Diadema

Tel.: 08007710963

E-mail: ccz@diadema.sp.gov.br

Site: http://adoteamor.diadema.sp.gov.br