VOLTAR
  • Espaço Pet
  • Santo André

Em Santo André, 500 cães e gatos são adotados

Feiras de adoção de cães e gatos “Eu amo, eu adoto” são  realizadas todo último domingo do mês no Parque Central

  • Em Santo André, 500 cães e gatos são adotados.
    Foto: Divulgação/PSA
  • Por: Redação
  • Publicado em: 27/12/2023
  • Compartilhar:

Feiras de adoção de cães e gatos “Eu amo, eu adoto” são  realizadas todo último domingo do mês no Parque Central

gatinho adotado

Em Santo André, 500 cães e gatos são adotados. Foto: Divulgação/PSA

O ano de 2023 termina com um final feliz para mais de 500 cães e gatos que conseguiram um novo lar em Santo André. Com os 36 animais adotados em novembro — 23 cães e 13 gatos —, na última edição do ano da feira “Eu amo, eu adoto”, a campanha chegou a 516 adoções em 2023, o maior número desde que a feira foi criada, em 2017. Até então, o melhor desempenho havia sido registrado em 2019, com 476 adoções.

O balanço é da Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ), vinculada à Secretaria de Saúde de Santo André. O resultado de 516 adoções realizadas em 2023 é maior do que a soma dos últimos três anos, sendo que foram 297 adoções em 2022, 17 em 2021 e 89 em 2020, período prejudicado em razão da pandemia da Covid. Em 2019, 476 animais foram adotados, volume superior ao registrado em 2018 (315) e 2017 (389). Desde 2017, foram 2.099 animais adotados em Santo André.

“Nossa feira de adoção está atraindo cada vez mais pessoas e a prova disso está nos números significativos que conseguimos neste ano, com um novo lar para 516 animais, o melhor desempenho desde que a campanha foi criada, em 2017. Isso mostra a confiança no trabalho que vem sendo realizado pela nossa equipe e o cuidado que temos para promover adoção responsável”, destacou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

O expressivo resultado obtido neste ano foi comemorado pelo  diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, César Rangel Gusmão. “Estamos retomando o hábito consciente, solidário e dando cada vez mais visibilidade para a causa animal. Houve um período complicado por conta da pandemia e o trabalho cresce novamente a cada dia”, comentou.

cão para adoção em Santo André

Feiras de adoção de cães e gatos “Eu amo, eu adoto” são  realizadas todo último domingo do mês no Parque Central. Foto: Divulgação/PSA-Hleber Aggio

Como adotar

O interessado deve ter mais de 18 anos e apresentar comprovante de endereço, além dos documentos pessoais. O adotante passará por breve entrevista, inclusive com assinatura do termo de compromisso pela posse responsável. Os novos tutores deverão, acima de tudo, exercer a posse responsável, que não implique em um novo abandono.

Todos os animais disponibilizados na feira são vacinados e vermifugados. Os pets com mais de quatro meses são castrados ou o procedimento é realizado posteriormente em clínicas credenciadas pela Prefeitura. O processo de adoção contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo agressões, acidentes de trânsito, maus tratos e crueldade.

No mês de dezembro, a feira “Eu amo, eu adoto” não foi realizada, pois a Vigilância à Saúde promove o mês de conscientização contra o abandono de animais. As equipes concentram suas atividades em ações de cuidado e proteção dos pets, devido ao alto índice de abandonos no período, por conta de viagens e férias das famílias.

Gato

Santo André bate recorde de adoção de animais em 2023. Foto: Divulgação