VOLTAR
  • Política

Pedrinho Botaro fala de legado deixado à frente da Câmara de Sto.André  

Presidente do Legislativo diz ter modernizado e dado mais transparência à Casa e citou as criações da Procuradoria da Mulher, da Ouvidoria e da Escola do Legislativo

  • Pedrinho Botaro fala de legado deixado à frente da Câmara de Santo André.
    Foto: Divulgação  
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/12/2022
  • Compartilhar:

Presidente do Legislativo diz ter modernizado e dado mais transparência à Casa e citou as criações da Procuradoria da Mulher, da Ouvidoria e da Escola do Legislativo

Pedrinho Botaro

Pedrinho Botaro fala de legado deixado à frente da Câmara de Santo André. Foto: Divulgação

Após quatro anos como presidente da Câmara de Santo André, Pedrinho Botaro (PSDB), deixará o cargo em 31 de dezembro. Em entrevista concedida ao ABCD Jornal na última quinta-feira (01/12), o tucano falou sobre a escolha de Carlos Ferreira (Republicanos) para comandar a Casa nos próximos dois anos. O chefe do Legislativo também avaliou suas duas gestões e o legado deixado na Casa. Leia a reportagem abaixo, bem como o vídeo postado.

 ABCD Jornal-Pedrinho , que avaliação você faz da eleição da mesa diretora?

Pedrinho Botaro – Faço uma avaliação positiva. Nós tivemos um resultado que já era esperado. O vereador Carlos Ferreira foi eleito presidente porque já estava construindo isso já há um bom tempo aqui junto aos vereadores. Então, para mim não foi novidade, já esperava que isso acontecesse exatamente esse resultado. É lógico que como é uma mesa diretora e tinha as outras posições, essas posições não estavam definidas até então, nós definimos entre ontem e hoje. Todos os vereadores têm vontade e eu acho que tem muito para contribuir com a casa, mas foi bem tranquilo. Aqueles que porventura não conseguiram manter a sua candidatura foram pessoas que souberam também recuar. Eu acho que a política é isso, política é você avançar no momento necessário e recuar no momento importante também sempre pensando que em prol do bem comum e do coletivo.

ABCD Jornal E como foi sua gestão na presidência da Câmara?

Pedrinho Botaro –  Eu terminei hoje a última sessão presidida por mim, fiquei muito feliz de receber dos 21 vereadores palavras de carinho, apoio, parabenização por esses 4 anos de gestão. Nós entregamos várias coisas, fizemos vários projetos aqui dentro e fico feliz por estar encerrando um ciclo, isso também é importante. Lógico que a gente começa a pensar que tem 1 milhão de coisas que eu gostaria de tocar, mas ninguém é presidente para sempre. A democracia pede isso e eu tenho certeza que foi um período muito bom. O prefeito Paulo Serra sempre nos respeitou muito a posição, apesar de ser base do governo e a minha posição como presidente sempre respeitou a figura do presidente, tenho certeza que nós vamos ainda ter muitos voos juntos e a minha gratidão é o que permanece, principalmente. Eu disse uma fala aos servidores públicos, os servidores que ajudaram e que se dedicaram. As pessoas, às vezes quando você vira prefeito ou quando você vira presidente falam. “Olha, cuidado que os servidores vão atrapalhar”. Mas, de fato, a gente sabe que tem pessoas boas com qualidade que nos ajudam no dia a dia e fazem a gestão acontecer.

ABCD Jornal – Que legado que você deixa aqui na Câmara de Santo André?

 Pedrinho Botaro –  Olha, vários graças a Deus. Nessa oportunidade de 4 anos a gente conseguiu modernizar a Câmara e colocar o sistema Câmara sem papel, e nós colocamos aqui as seções e interpretadas por libras, nós entregamos também a Procuradoria da Mulher, a Escola do Legislativo, nós criamos a Ouvidoria da Câmara Municipal, nós não tínhamos o canal do Instagram, nós não tínhamos as seções transmitidas pelo canal do YouTube. Então, foram vários mecanismos que a gente fez ao longo do tempo que conseguiu modernizar, trazer modernização, mas ao mesmo tempo deu para a Câmara mais visibilidade transparência. Hoje você pode acessar a Câmara Municipal através do seu aplicativo no celular, você consegue acompanhar todo é tudo aquilo que está em processo na Câmara, você consegue ver em tempo real tudo aquilo que os vereadores estão protocolando e antigamente você tinha que ver só no dia seguinte. Então foram coisas feitas ao longo desse tempo que facilitaram para o munícipe ter acesso à Câmara municipal. Nós reclassificamos também o funcionalismo, agora está em tramitação na Casa e deve ser votado ano que vem um projeto que consolida o plano de carreira, porque nós já temos um plano de carreira, mas ele não é utilizado. Nós, então, tivemos que criar um regramento para que esse plano pudesse sair do papel. No ano que vem, presidente deve pautar e fazer de fato isso acontecer. Então, os funcionários homens, por exemplo, ganharam um benefício agora também estendido que só as mulheres tinham, o “auxílio creche “, por exemplo, nós estendemos isso para os homens aqui da Câmara que são pais. Então, foram algumas conquistas que a gente fez ao longo do tempo, tenho certeza que o servidor feliz, bem agradado, aliás, agradável no seu meio de trabalho ele vai também favorecer muito a população e atender com mais qualidade a nossa gente. Então, eu acho que tem vários legados que a gente pode pontuar, mas sobretudo essa questão de novas práticas, é uma gestão realmente moderna e eficiente.

Veja entrevista concedido em 1º de dezembro: