VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Prefeitura de São Bernardo promove atrações culturais gratuitas em dezembro

Entre as opções disponíveis para toda a família estão apresentações de circo e dança na Dajuv, exposições, contação de histórias e sarau

  • Entre as opções disponíveis para toda a família estão apresentações de circo e dança na Dajuv e sarau.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/12/2022
  • Compartilhar:

Entre as opções disponíveis para toda a família estão apresentações de circo e dança na Dajuv, exposições, contação de histórias e sarau

atrações culturais - circo

Entre as opções disponíveis para toda a família estão apresentações de circo e dança na Dajuv e sarau. Foto: Divulgação/PSBC

A Prefeitura de São Bernardo oferece extensa e diversa programação cultural à população neste mês de dezembro. Por meio da Secretaria de Cultura e Juventude, os espaços culturais da cidade se tornam opção de lazer e diversão para famílias de forma gratuita. Entre as atividades programadas, destaque para apresentações de circo, dança e música dos alunos das oficinas culturais da Divisão de Ações Ligadas à Juventude (Dajuv), contação de histórias, exposições, sarau, além de atrações na Biblioteca Machado de Assis em celebração do aniversário de 74 anos do Riacho Grande.

O encerramento das oficinas da Dajuv, na sexta-feira (9/12), das 17h às 22h, está entre as atrações de destaque. O local (Avenida Redenção, 271, Portaria 23, Centro) será palco de apresentações de circo, dança e música dos alunos das oficinas culturais. Também haverá uma exposição dos cursos de caligrafia, graffiti urbano, história em quadrinhos, graffiti em tênis e macramê.

Na parte da literatura, o Vem Pra História! da Biblioteca de Arte Ilva Aceto Maranesi (Rua Kara, 105, Jardim do Mar) apresentará a contação de histórias dos livros O Presente dos Magos (de O.Henry) e Uma História de Natal (de Charles Dickens) no dia 14, às 14h. Já o Centro Cultural Lázaro Pinto de Azevedo (Rua Alfredo Bernardo Leite, 1.205, Taboão) realiza mostra de Encerramento das Oficinas Culturais 2022, com exposição das obras produzidas pelas turmas de pintura em tela e artesanato, além das apresentações dos alunos de teatro para crianças e violão no dia 10, às 10h.

EXPOSIÇÕES

Em relação às exposições, a Pinacoteca Municipal (Rua Kara, 105, Jardim do Mar) recebe as exposições “Aldemir Martins: Os Cem Anos e as Sete Vidas do Artista”, com obras que remontam à carreira do artista plástico até 14 de janeiro de 2023 e “Exposição Vídeo Substantivo Feminino”, com videoartes de 12 artistas contemporâneos brasileiros até 21 de janeiro de 2023.

Outra opção é a “Exposição O Universo Feminino – Romildo Garcia”, com estatuetas em argila que retratam o cotidiano da mulher negra, como ela veio ao mundo: “nua” no CREC Pauliceia (Rua Francisco Alves, 460, Pauliceia).

Além disso, o Centro Cultural Lázaro Pinto de Azevedo (Rua Alfredo Bernardo Leite, 1.205, Taboão) promove o evento “Sarau Taboão Pra Todos”, encontro cultural aberto a todo tipo de linguagem artística, tema e pessoas, no dia 17 de dezembro, às 19h.

RIACHO GRANDE 74 ANOS

Para celebrar o aniversário de 74 anos do Riacho Grande, a Biblioteca Machado de Assis (Avenida Araguaia, 284, Riacho Grande) terá programação especial gratuita entre os dias 10 e 16 de dezembro. No dia 10, às 16h, a abertura será uma apresentação musical da população assistida pela Instituição Sementes do Amanhã. Já no dia 13, às 14h, será apresentado o Documentário: Novos ribeirinhos.

A programação conta ainda com Biblioteca Humana com moradores do Riacho Grande, no dia 14, às 14h, e sarau e lançamento do livro “Inversos”, de Suzana Martins, no dia 15, às 14h. Uma roda de viola também agitará o local, no dia 16, às 14h. Outra opção, entre os dias 10 e 16, é a Exposição “Meu olhar”.

Também na Biblioteca Machado de Assis, às quartas-feiras, às 13h30, ocorre o crochê cultural, encontro semanal com a professora Laura, do Lions Club de São Bernardo, que ensina crochê para alunos principiantes ou não com as lãs doadas. Além disso, o espaço é palco de aulas de ballet clássico para crianças às quintas-feiras, às 10h30 e 14h30, com o professor Roberto Rociolli em comemoração dos 125 anos de nascimento de Maria Olenewa, pioneira desta modalidade de dança no Brasil.

Toda a programação cultural da cidade pode ser consultada no endereço eletrônico: https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/agendacultural.